No dia 6 foi comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho. O exame que deve ser realizado na primeira semana de vida do bebê é importante para detectar precocemente erros inatos do metabolismo. “São doenças que se detectadas precocemente, podemos iniciar o tratamento imediato evitando seqüelas e progressão”, explica o médico pediatra da Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo, Jorge Guardado Rosa de Oliveira.

O exame é realizado na unidade básica de saúde e também em laboratórios particulares.

São mais de 30 doenças que podem ser descobertas através do exame do pezinho.

Entre as doenças estão fenilcetonuria que pode evoluir para um retardo mental e hipotiroidismo. Além disso, o exame mede o T4 e TSH que não tratados podem gerar distúrbio de crescimento e atraso intelectual; hemoglobinas anômalas que são as congênitas, assim como a talassemia e anemia falciforme, e ainda o IRT que detecta a presença de mucoviscidose que pode provocar pneumonia de repetição e problemas intestinais graves.

Também conhecido como triagem neonatal, o teste do pezinho é feito a partir de gotas de sangue colhidas do calcanhar do recém-nascido. Desde 1992, o teste se tornou obrigatório em todo o país e, em 2001, o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Triagem Neonatal.

O Ministério da Saúde informa ainda que mais de 80% das crianças nascidas em território nacional passam pela triagem neonatal. O Dia Nacional do Teste do Pezinho é uma data com o objetivo de alertar a população para a importância de se realizar o exame de prevenção. Sua finalidade é impedir o desenvolvimento de doenças que se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida das pessoas.

Por: Cibele Martins

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here