Em março último, a Special Dog lançou um programa que visa estimular o voluntariado corporativo como forma de desenvolvimento e relacionamento com a comunidade local. O “Cuidar – transformando o mundo com o que temos de melhor” teve sua primeira ação realizada no dia 30 de março, na EMEIF Frei José Maria Lorenzetti, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, SP, em parceria com a Secretaria de Educação da cidade.

A inciativa nasceu da sinergia com o propósito da empresa, pois, na Special Dog a palavra “cuidar” norteia todas suas relações. Desde a criação, há 18 anos, a empresa liderada por Mario e Erik Manfrim desenvolve um trabalho intenso no aspecto socioambiental, visando aumentar a qualidade de vida das pessoas que vivem em um ambiente de vulnerabilidade social em sua cidade sede e região. “Cuidamos da qualidade dos nossos produtos e serviços, das relações com nossos colaboradores, clientes, fornecedores, da nossa comunidade, do meio ambiente e demais partes interessadas do nosso negócio” explica Erik Manfrim, diretor administrativo da empresa.

O programa “Cuidar” trabalha como prioridade as ações ligadas a educação de crianças e adolescentes, a assistência social, o bem estar animal e a sustentabilidade. Ele foi criado para mobilizar e engajar os colaboradores em atividades voluntárias que auxiliam o cumprimento do propósito das organizações parceiras, contribuindo para o desenvolvimento da participação cidadã e gerando resultados sociais, culturais e ambientais relevantes para a comunidade.

Segundo o diretor, impulsionar a colaboração da melhoria da sociedade que se está inserido é um processo de responsabilidade e exteriorização dos valores da empresa. “Percebemos que muitas pessoas desejam realizar uma ação voluntária e não sabem por onde iniciar sua busca, tanto pela instituição quanto pela atividade ideal para seu perfil, conhecimento ou interesse. Nesse caso, a empresa desempenha um papel fundamental na organização e orientação de ações e informações para que seus colaboradores exerçam seus papeis de cidadãos solidários”, afirma Manfrim.

Karina Fernandes Soares, analista do Núcleo Social da Special Dog, explica que o projeto teve sua primeira ação realizada com alta adesão e impacto. Foram 135 inscrições, sendo 91 delas de colaboradores, e as demais preenchidas por membros da comunidade. Ela foi realizada na EMEIF Frei José Maria Lorenzetti, em Santa Cruz do Rio Pardo e reuniu 110 voluntários, que foram divididos em cinco equipes que promoveram melhorias na estrutura da escola.

O local ganhou nova pintura, jardinagem, instalação de parquinho e estação de leitura. Mais que uma revitalização do espaço, todo projeto foi elaborado para oferecer qualidade no ensino das crianças. “Contamos com um comitê, que desde abril de 2018, discute com outros parceiros como a Prefeitura e o Instituto “Avisa Lá”, as ações estruturadas que podem impactar no desenvolvimento educacional das crianças”, afirma Soares.

Ela ainda completa dizendo que a sensibilização em torno do tema voluntariado junto aos colaboradores foi fundamental para o início do programa. O Núcleo Social da Special Dog apresentou a ação internamente, abrindo espaço para expor os benefícios do voluntariado e também criou um manual de apoio. “Nosso desejo é a compreensão do voluntariado como forma de adquirir novas experiências que contribuam para vida pessoal e profissional. E que através da doação de tempo e habilidade, é possível desenvolver empatia, liderança e cooperação”, afirma Soares.

O programa “Cuidar” é permanente e terá outras ações pontuais que estão em avaliação e desenvolvimento. E também com ações contínuas, essas realizadas de forma periódica por inciativa dos voluntários. O Núcleo Social recebe o interesse do colaborador e conecta com a demanda da organização parceira.

Sobre a Special Dog
A Special Dog é uma das maiores indústrias do segmento de alimentos para cães e gatos do Brasil. Tem sua sede localizada na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo, interior de São Paulo e possui cerca de 1.000 colaboradores. A marca atua em mais de 38 mil pontos de vendas distribuídos em 7 estados e exporta para 11 países, levando alimentos de qualidade para os animais de estimação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here