Um caso de Chikungunya está em investigação pela Secretaria da Saúde de Santa Cruz do Rio Pardo.

O paciente apresentou os primeiros sintomas no inicio do mês de outubro, foi investigado outras doenças, inclusive Dengue com sorologia negativa e persistência dos sintomas houve uma suspeita de Chikunguya que foi confirmada por exame laboratoriais (laboratório particular). Nos dias anteriores ao inicio dos sintomas o paciente teve descolamento para cidades de Assis e Ourinhos. Uma nova amostra de sangue foi coletada e enviada para o Instituto Adolfo Lutz conforme solicitação da Grupo de Vigilância Epidemiológica de Assis.
No ano de 2016 foi confirmado 1 caso de Chikungunya no município, caso importado do estado de Pernambuco.

De acordo com a pasta, ações de combate e controle de vetores estão sendo realizadas conforme protocolo do Ministério de Saúde, está sendo feita a nebulização em um raio de 600 metros ao redor do caso nos Bairros Vila Oitenta e Santa Aureliana.

O que é chikungunya?
A Febre pelo vírus Chikungunya é um arbovírus. Arbovírus são aqueles vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente mosquitos
O transmissor (vetor) do Chikungunya é o mosquito Aedes aegypti, O MESMO QUE TRANSMITE A DENGUE, FEBRE AMARELA E O ZIKA VIRUS. Ele necessita de água parada para proliferar, portanto, o período do ano com maior transmissão são os meses mais chuvosos de cada região. No entanto, é importante manter a consciência e hábitos sadios de higiene para evitar possíveis focos/criadouros do mosquito Aedes Aegypti, que pode ter ovos resistindo por um ano até encontrar as condições favoráveis de proliferação (tempo quente e úmido).

Quais são os sintomas da Chikungunya?
Os principais sintomas da Chikungunya são:
• Febre.
• Dores intensas nas juntas, em geral bilaterais (joelho esquerdo e direito, pulso direito e esquerdo, etc).
• Pele e olhos avermelhados.
• Dores pelo corpo.
• Dor de cabeça.
• Náuseas e vômitos.
Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. Normalmente, os sintomas aparecem de dois a 12 dias da picada do mosquito, período conhecido como incubação. E tem como principal complicação a persistência da dor e do inchaço nas articulações que podem perdurar por 3 meses

Como prevenir a Chikungunya?
Assim como a dengue, Zika e febre amarela, é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros de mosquitos Aedes aegypti nas suas casas, trabalhos e na vizinhança.
Nesse contexto, a melhor prevenção, sendo esta a principal e mais eficaz, é evitar a proliferação do Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que pode se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos como tampas de garrafas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here