A saúde bucal da mãe influencia diretamente na saúde do bebê. O pré-natal feito com a assistência do dentista nada mais é do que o período da gravidez em que se observa o estado de saúde bucal da gestante. Problemas periodontais podem levar a um parto prematuro e nascimento de crianças abaixo do peso, por exemplo. A supervisão de um dentista, portanto, é capaz de garantir uma gravidez mais tranquila. De acordo, com o ortodontista, Rogerio Martins Ortodontia, da Clínica Vitali, todo esse processo é feito a fim de evitar o agravamento de problemas já instalados, além de prevenir o surgimento de outras doenças.

Da mesma maneira que o acompanhamento com o obstetra é indispensável, visitas regulares ao dentista também são de suma importância.

Caso o tratamento não possa ser concluído na gravidez por algum motivo, ele pode e deve prosseguir após o parto. O dentista também aproveita para lembrar que, agora, o tratamento odontológico deve fazer parte da rotina da família. O recém-nascido possui necessidades que devem ser atendidas pelo dentista, por isso, levá-lo ao consultório é fundamental.

O exame da cavidade bucal do bebê é importantíssimo para detectar quaisquer alterações, como, por exemplo um freio lingual muito curto que prejudique a amamentação. Além disso, Rogerio conta que é importante para os pais já aprenderem como realizar a higiene oral do bebê o quanto antes. Essa, assim como outras orientações só podem ser dadas pelo profissional capacitado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here