A Polícia Federal de Marília cumpriu na manhã desta sexta-feira (4) um mandado de busca e apreensão em uma fazenda registrada em nome de Fernando Bittar, filho de Jacob Bitar, sindicalista e amigo do ex-presidente Lula, em Manduri. De acordo com a PF, a propriedade, que tem plantação de eucalipto e fica próxima ao bairro do Caracol, na zona rural do município, teria sido frequentada pelo ex-presidente.

Os agentes da Polícia Federal chegaram por volta das 6h em duas viaturas e ficaram no local até às 10h30. Ainda não há informações sobre o que foi apreendido, mas, se houve apreensão, os materiais devem ser encaminhados para a Polícia Federal de Curitiba.

Segundo o caseiro, Jacob e Fernando não estavam na propriedade no momento da operação. O mandado faz parte da 24ª fase da Operação Lava Jato, que investiga um esquema bilionário de lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Aletheia
A ação foi batizada de “Aletheia” e é uma referência a uma expressão grega que significa “busca da verdade”. O ex-presidente é alvo de um dos mandados de condução coercitiva e será obrigado a prestar esclarecimentos, segundo a Polícia Federal. O presidente do Instituto Lula, Paulo Okamoto, também é alvo de outro mandado de condução.

Ao todo, foram expedidos 44 mandados judiciais, sendo 33 de busca e apreensão e 11 de condução coercitiva – quando a pessoa é obrigada a prestar depoimento. Duzentos policiais federais e 30 auditores da Receita Federal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here