Com início do Outono, previsto para o próximo dia 20, e conseqüente queda nas temperaturas, há o aumento da ocorrência de doenças respiratórias como renites, bronquites e sinusites, principalmente nas crianças mais suscetíveis aos vírus. Por isso é importante a atenção dos pais com os cuidados necessários, além das instituições como escolas e creches também estarem preparadas para evitar grande contágio.

De acordo com o médico pediatra, Jorge Guardado Rosa de Oliveira, 90% dos casos são provocados por vírus e tem cura espontânea após uma semana em média. Nesta situação a orientação é a higiene nasal e controle da temperatura.
O médico lembra do risco do uso indiscriminado de antibióticos. “Isto pode provocar complicações secundárias, caso a mãe note que a temperatura está normal nos dois primeiros dias do início dos sintomas, o tratamento é feito em casa, apenas com acompanhamento. Em situação da evolução do vírus para bacteriana- com febre alta e coriza amarelada- se faz necessário uma visita ao médico para indicação do medicamento correto”.

Se houver complicações de doenças como sinusite, broncopneumonia e pneumonia é necessária a internação hospitalar.
O contágio se dá por meio do espirro ou tosse, então é necessário evitar aglomeração e permitir a entrada de ventilação. “As creches e escolas devem tomar estes e outros cuidados como higiene das mãos, até para evitar surtos”, ressalta drº Jorge.

No tempo frio também é mais comum o registro de casos H1N1, conhecida como gripe suína. Ao contrário dos vírus comuns, a H1N1inicia com os sintomas de infecção, como febre alta e tosse. Por enquanto, neste ano, não foram registrados casos autóctones na cidade, o maior número de notificações se dá no Hemisfério Norte, onde ainda é inverno.

Para se proteger é necessário tomar a vacina contra a gripe que deve estar disponível nas unidades de saúde, a partir da segunda quinzena de maio. O público alvo da campanha são as crianças com idade entre seis meses e dois anos, idosos e gestantes.

Por: Cibele Martins

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here