Com intuito de disseminar conhecimento sobre saúde bucal e ajudar na prevenção neste segmento, a odontopediatra, Mayra Salaro, realiza uma série de palestras com gestantes. O assunto debatido com as futuras mamães são os cuidados com a saúde bucal na gravidez e na primeira infância do bebê. O último encontro foi realizado na tarde desta quinta-feira (4) com o grupo de gestantes da Unidade de Saúde do Bairro da Estação. Aproximadamente 30 gestantes participaram do bate papo e puderam sanar suas dúvidas em relação aos cuidados com os dentes.

Aproveitando a Semana Mundial da Amamentação, a odontopediatra falou com as mães sobre os inúmeros benefícios deste ato para o bebê, inclusive para a respiração nasal, posicionamento correto da língua e ainda colabora com o desenvolvimento ósseo e muscular da face do bebê.

Em relação à mamadeira que muitas vezes é inevitável, Mayra orienta às mães a utilizarem o bico anatômico e o mais próximo possível do método natural, para estimular a sucção do bebê.

Ao passo que o bebê comece a se alimentar com as papinhas, os alimentos não devem ser muito amassados para incentivar a mastigação.

A partir dos primeiros dentinhos, é indicada a higienização com a dedeira ou com a gaze molhada com água filtrada.

“A partir de certa idade a criança quer escovar os dentes sozinhos, as mães podem deixar, mas é importante revisar no final”.

Parte da palestra também destaca a importância dos dentes de leite para a criança, pois os permanentes nascerão até os 12 anos. “Então imagine a perda precoce dos dentes do fundo, isto pode causar um trauma e dificuldades na alimentação se transformando em uma fase difícil de ser atravessada. É necessário saber que criança também trata, passa por canal e todas as intervenções indicadas, no entanto, a prevenção é a melhor saída”.

O hábito da chupeta foi outro item debatido durante o encontro. Com a retirada com 3 a 4 anos os prejuízos são menores, acima disso pode atrapalhar o crescimento ósseo e serem necessárias intervenções com aparelhos ortodônticos.

Para finalizar, a odontopediatra comentou sobre o exemplo a ser dados pelos pais aos filhos. “O ato da escovação deve ser incentivado, assim como a ida ao dentista, sem passar os seus traumas para a criança”.

Ao final do encontro as mães receberam da Unidade de Saúde, kit bucal e brindes arrecadados para sorteio.

Por: Cibele Martins

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here