Tradicionalmente, antes de Páscoa, cristãos de várias vertentes, relembram o período em que Jesus jejuou e meditou no deserto por quarenta dias. Durante esse tempo, procuram viver de forma simples, praticando abstinência de alguns hábitos e comidas.
Neste ano a quaresma começa do dia dois de março. A chamada quarta-feira de cinzas marca o início da preparação para a Páscoa no calendário cristão. Comer mais ovos e peixes tornou-se um costume que vai além do preceito religioso para esta época.
O Grupo Muffato oferece uma grande variedade de peixes e frutos do mar o ano inteiro. Na quaresma, capricha ainda mais na exposição de cortes de bacalhau, consumidos com frequência nesta época. Postas finas, retiradas das laterais são muito utilizadas para preparos que levam “desfiados”, tais como fricassês, caldos e ensopados. As postas médias, são excelentes em receitas com a peça inteira ou em filetes. E as postas altas, retiradas do lombo (corte nobre), são as preferidas para quem vai assar ou grelhar.
Quem ama peixes pode aproveitar para variar o cardápio, aproveitando os diversos cortes de tilápia, sardinhas inteiras para assar ou cozinhar, postas de salmão, merluza e desfiados similares ao bacalhau que são saborosos e acessíveis. O bacalhau dessalgado tem sido o queridinho das famílias, por ser mais rápido de preparar.
De acordo com o gerente comercial da peixaria, Wander Luiz Campos, durante a pandemia, o consumo dos peixes mais populares entre os brasileiros, como a merluza e a tilápia, cresceu em torno de 20%. Para esta quaresma, Campos prevê que o movimento deve ser de leve recuperação em relação ao mesmo período do ano passado, “algo em torno de 10% em termos de volume, principalmente nos peixes nacionais, que tem preços mais atrativos”, prevê.
A procura por azeites acompanha a alta no consumo de peixes. O Grupo Muffato conta com mais de 50 rótulos entre marcas nacionais e importadas. Destaque para a marca Mondo, produzida na Itália e importada com exclusividade pelos Irmãos Muffato, o que gera excelente custo benefício!
Peixe + azeite = leveza e saúde
A carne branca do peixe é muito saudável, pouco calórica e nutritiva. Possui grande quantidade de minerais: rico em cálcio, fortalece os ossos, já o zinco ajuda na imunidade e o iodo, no controle da função da tireoide.
Para quem deseja se inspirar com receitas deliciosas, basta acessar o APP Super Muffato, disponível no APP Store ou Google Play, para Android e IOS. Também estamos no YouTube!
Dica da hora: Salmão grelhado com suco de limão! A receita e o vídeo com o preparo estão no Clube da Culinária, que também tem outras sugestões de pratos com peixes e frutos do mar! Confira:
http://clubedaculinaria.supermuffato.com.br/receitas/2021-05-03/salmao-grelhado-com-molho-de-limao
Em tempo: O Grupo Muffato conta com nutricionistas em todas as áreas onde atua. Não hesite em pedir orientações quando elas estiverem na loja!

Que tal um vinho para acompanhar?
Há um ditado português que diz: “o peixe tem que nadar três vezes, na água, no molho e no vinho”.
Para acompanhar o salmão com molho de limão, nosso sommelier recomenda vinhos brancos, ou rosés, da linha reserva.
“A forma como peixe é preparado é fundamental para fazer a harmonização com o vinho. O salmão é um peixe leve que tem ao mesmo tempo um bom teor de gordura, com aroma e sabor marcantes. O toque de limão, acrescenta acidez e equilibra. Com esse tipo de peixe e tempero, recomendo vinhos brancos ou rosés, incluindo espumantes, preferencialmente da linha reserva, que são os mais encorpados e estruturados”, pontua José.

O Grupo Muffato conta com sommelieres, profissionais especializados em bebidas, que podem te dar dicas infalíveis sobre harmonização entre alimentos e vinhos ou cervejas especiais.

Ficou com vontade?
Entregamos peixes, azeites vinhos e muito mais pelo Super Muffato Delivery (https://delivery.supermuffato.com.br/). Se pedir até 15 itens, temos o Muffato Express, com um mix selecionado que pode chegar até sua casa em menos de uma hora, nas cidades em que há lojas do Grupo. É só baixar o aplicativo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here