O primeiro bebê a nascer no ano de 2016, em Santa Cruz do Rio Pardo, foi Lucas Gabriel de Oliveira Valin. A criança nasceu às 2h20 do dia 1º de janeiro, na maternidade de Santa Casa de Misericórdia. Lucas Gabriel veio ao mundo com 3.690 e 49 centímetros.

Gabriel é filho da caseira, Bruna de Oliveira dos Santos Machado e caseiro, Ricardo Valin Pereira, moradores do bairro rural Figueirinha de São Roque. A criança agora faz companhia para o irmão mais novo, Ricardo Rafael.
Bruna foi internada às 22h20 do dia 31 de dezembro e teve alta às 10h do sábado (2). A mãe optou por parto normal. “A recuperação é mais rápida e os benefícios ao bebê também são visíveis”, conta Bruna.

O nascimento de Lucas Gabriel teve grande significado para a família, tendo em vista que na mesma data era comemorado aniversário da mãe de Bruna. Além disso, o nome do bebê homenageia um primo falecido poucos dias após o nascimento. “Veio para alegrar ainda mais a família”, diz o pai.

A Santa Casa de Santa Cruz registra uma média de três a quatro partos por dia. Destes 66% são cesáreas, enquanto o Ministério da Saúde preconiza apenas 15%.

Para tentar conscientizar as futuras mamães sobre os benefícios do parto normal, a Santa Casa de Santa Cruz desenvolve várias atividades como aproximar as progenitoras do ambiente hospitalar e equipe de médicos e enfermeiros, nas últimas semanas de gestação. Outra ação é a visita da enfermeira da maternidade às unidades de saúde para orientar as mulheres sobre os primeiros cuidados com o bebê, além de dicas primordiais para incentivar a amamentação.

Por: Cibele Martins

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here