Novembro ficou caracterizado como um mês de prevenção para os homens. O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro, dirigida a sociedade e aos homens, que objetiva conscientizar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.

Em Ourinhos, a Secretária de Saúde programou para a Campanha uma ação que será realizada do dia 24 à 28 de novembro. Nestes dias os homens a partir de 40 anos de idade e/ou histórico de câncer na família que procurarem as Unidades Básicas próximas às suas casas poderão realizar o exame de PSA.

O exame de PSA (determinação do nível de antígeno prostático específico), é considerado um marcador importante de alterações na próstata, embora não seja específico para câncer.

As coletas serão realizadas das 9h às 15h. Todas as Unidades de Saúde, CTA (COAS), CR (Centro de Ressocialização) e Santa Casa estarão em Campanha.

Outra novidade é que o prédio da Prefeitura e a caixa d´água do Corpo de Bombeiros receberam iluminação azul para marcar a campanha e lembrar os homens sobre a importância da realização dos exames.

Palestras

Além da coleta dos exames PSA, também estão sendo realizadas palestras em empresas e instituições de Ourinhos. Na oportunidade será abordado questões como saúde do homem, DST (doença sexualmente transmissível), alimentação, câncer de próstata e testículo e auto exame.

Nesta terça-feira, 11, foi realizada a palestra para 25 funcionários da Unimaq. Nesta quarta-feira, 12, a palestra será as 15h no SESI. Na quinta-feira, 13, na Distribuidora Ipiranga às 8h.

Já na sexta-feira, 14, a palestra será no CR (Centro de Ressocialização). No mesmo dia também será feita coleta do exame PSA na Unimaq e SESI.

Na próxima segunda-feira, 17, às 11h será a vez da Zanuto receber a palestra. No mesmo dia os moradores do Centro Pop também participarão da palestra de saúde do homem e higiene pessoal.

Na terça-feira, 18, a palestra será oferecida para funcionários da Ouribram. Na próxima quarta e quinta-feira, 19 e 20, será ministrado palestra para os funcionários da Usina Jacarezinho. Embora, a empresa seja de outra cidade, possui 150 funcionários de Ourinhos, por isto receberá a palestra da Secretaria Municipal de Saúde.

No dia 26 de novembro, a Maitan recebe a palestra de câncer de próstata às 15h. A Secretaria Municipal de Saúde já entrou em contato com outras empresas e instituições para difundir ainda mais as informações sobre o câncer de próstata e realizar mais palestras.

Novembro Azul

O movimento internacional conhecido como Novembro Azul, é comemorado em todo o mundo, quando teve início o Movember, movimento cujo nome surgiu da junção das palavras moustache (bigode, em inglês) e november (novembro em inglês), na Austrália.

A iniciativa se alastrou, sendo adotada por vários países, inclusive o Brasil, como forma de chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção do câncer de próstata. Hoje, o movimento já atinge mais de 1,1 milhões de pessoas em campanhas formais em países como Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Finlândia, Holanda, Espanha, África do Sul e Irlanda.

Seu objetivo principal é mudar os hábitos e atitudes do público masculino em relação a sua saúde e seu corpo, incentivando assim, o diagnóstico precoce de doenças como o câncer de próstata.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here