Terceiro concerto da turnê ‘A Evolução da Música’ acontece em Ourinhos

O terceiro concerto da Orquestra de Câmara Santa Cruz na turnê “A Evolução da Música”, do Curto Circuito Musical II, será no dia 29 de maio, no Teatro Municipal “Miguel Cury”, em Ourinhos (SP).

O evento gratuito é realizado através da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Ourinhos.

A apresentação é uma viagem sonora do século 16 ao século 20 através da música e teatro.

Ao longo de todo o espetáculo, as músicas e as performances dos atores apresentam para a plateia o desenrolar da História da Música através dos tempos e os principais compositores de cada movimento cultural, religioso e até mesmo relacionado a política da época.

A Companhia Teatro das Oito é responsável pela parte cênica, que permeia todo o concerto, por meio dos atores Isabela Gonçalves e Matheus Vasconcelos.

A bailarina Lia Cristina de Souza Brenhe também é uma das participações especiais na canção ‘O Lago dos Cisnes’- (Tchaykovsky).

A cantora Beatriz Bernardez interpreta junto à Orquestra de cordas ‘Quem Sabe?”- (Carlos Gomes) e ‘O mio Babbino Caro’- (Puccini).

O concerto contou também com a interprete de libras, Kelly Andrade.

O Curto Circuito Musical II é realizado através de recursos originados da Lei Rouanet- Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura). Cronograma completo da turnê ainda será definido. O primeiro concerto da Programação ocorreu na noite do dia 12 de março de 2022, na Câmara Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo e o segundo em 16 de abril no Teatro Municipal “Padre Enzo Ticinelli”, em Assis.

As empresas patrocinadoras através do repasse de percentual do Imposto de Renda são: Supermercados Avenida, Santa Massa, Solito, Paschoalotto, São João Alimentos, Ourimadeiras e Bafari.

TURNÊ “EVOLUÇÃO DA MÚSICA”

O concerto “A Evolução da Música” apresenta um passeio musical através da história ocidental. Iniciando com o Renascimento, período posterior à Idade Média, busca o renascer das artes e da visão do homem. É considerada uma fase antropocêntrica. Entre os compositores que serão apresentados do período: Praetorius e o grande Palestrina.

Em um segundo momento, o concerto passa a destacar o período Barroco, com o despontamento do teocentrismo. Nesta etapa há o surgimento de grande apelo sensorial e religioso. Nesse período surgem compositores como: Bach, Handel e Antônio Vivaldi.

Joseph Haydn, Mozart e Beethoven serão os representantes mais expressivos do período clássico, que passará a ser destaque do concerto. O momento se baseia no rompimento com os padrões do Barroco e o estabelecimento de novas regras para a composição musical.

Música e teatro passaram a tratar sobre o Romantismo, já no século XIX. O movimento se caracteriza pelo rompimento da rigidez das regras clássicas e pela manifestação da sensibilidade humana: muitos são os compositores que seguiram essa linha: Beethoven Schubert, Mendelsohnn, Schumann, Liszt e outros.

No pós-romantismo está o impressionismo. Entre os compositores impressionistas, Claude Debussy e Maurice Ravel. As óperas de Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e outros surgem com destacada importância no cenário musical. Ainda podemos incluir nesta lista os compositores que se inspiraram no romantismo de maneira tardia, como Tchaikowsky, Grieg. Dvorak, Gabriel Fauré e Gustav Mahler.

O concerto fecha com a música do modernismo do século XX: contestação ao mundo caótico produzido com a ajuda da tecnologia.

Nesse período teremos também a música erudita no Brasil com compositores como: Padre José Mauricio Nunes Garcia, Carlos Gomes, Heitor Villa Lobos e Alberto Nepomuceno.

Ainda no contemporâneo, o concerto trará canções com os ritmos de jazz e rock.

REPERTÓRIO

Para que o público sinta um gostinho do que virá na turnê “A Evolução da Música”, o repertório que unirá todos os períodos: ‘Spagnoleta’- ( Praetorius), ‘Dona Nobis Pace’- (Palestrina); Aria na quarta corda – (Bach); ‘Concerto para cordas’ – (Vivaldi); ‘Sinfonia da Surpresa’ – (Joseph Haydn); ‘Eine Kleine Nacht Music’ – (Mozart); ‘9ª Sinfonia’ – (Beethoven); ‘Ave Maria’- (Padré José Mauricio Nunes Garcia); ‘Quem Sabe?”- (Carlos Gomes); ‘O Lago dos Cisnes’- (Tchaykovsky); ‘O mio Babbino Caro’- (Puccini); ‘Second Waltz’- (Shostakovich); ‘Batuque’ – (Alberto Nepomuceno); ‘Prelúdio da Bacchiana 4’- (Heitor Villa Lobos) ; ‘Bolero’ – ( Ravel); ‘Trio in G’ – (Debussy), ‘Dança dos Cavaleiros’- (Prokofiev); Jazz com Blue e ‘Dancing Quen’- (Abba).

ORQUESTRA

A Orquestra de Câmara Santa Cruz existe há seis anos e tem como foco promover a cultura e inclusão. Os ensaios de violino, viola, violoncelo e contrabaixo são realizados respeitando todas as regras de segurança e prevenção previstas nos protocolos sanitários.

O primeiro Curto Circuito realizado entre os anos de 2018 e 2021contou com a turnê ‘Cinema in Concert’ passando nas cidades de Santa Cruz do Rio Pardo, Assis, Cândido Mota, Piraju e Bauru. No ano 2020, as apresentações foram realizadas de forma online, devido a pandemia.

A Associação Musical Santacruzense é a proponente dessa iniciativa, e está empenhada em difundir e democratizar o acesso à música instrumental por meio de apresentações a todos os públicos.

Orquestra Santa Cruz se apresenta em Ourinhos no dia 29 de maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here