Aquisição de novas habilidades pode ser o diferencial para a empregabilidade

São Paulo, 10 de abril de 2024. A ESPM, escola referência em Marketing e Inovação voltada para negócios, lança no curso de Jornalismo cinco microcertificações com o objetivo de aquisição de habilidades específicas para a formação profissional em algumas áreas.

Atualmente, múltiplos saberes se cruzam na atuação do profissional de Jornalismo no mercado e na sociedade, por isso a instituição adota estratégias de flexibilização da matriz curricular, buscando oferecer a cada estudante um caminho próprio, aderente às suas aspirações e interesses, mas sem deixar atender aos conteúdos e carga horária previstos nas Diretrizes Nacionais Curriculares que orientam para uma formação acadêmica generalista.

ESPM oferece, desde o início da jornada do estudante, a opção de microcertificações – Jornalismo Esportivo e E-sports; Jornalismo e Inteligência Artificial; Jornalismo e Influenciadores Digitais, Jornalismo e Cobertura do Meio Ambiente; e Comunicação, mídia e organizações, que contribuirão na formação de um profissional antenado e ligado nas principais áreas do mundo contemporâneo.

A formação ampla – marca distintiva e valorizada no curso – pode, assim, ser complementada com itinerários mais especializados, integrados por disciplinas eletivas ou disciplinas regulares oferecidas na instituição. As cinco microcertificações consistem em cursos com carga horária de 324 horas cada, que preparam o estudante de maneira concisa para atuar em uma área específica.

Maria Elisabete Antonioli, coordenadora do curso de Jornalismo da ESPM, explica que a microcertificação é uma tendência cada vez mais valorizada e representa uma abordagem inovadora e altamente relevante no cenário educacional contemporâneo. “Essas microcertificações, que se concentram em habilidades específicas e formação por competência, desempenham um papel importante na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho em constante transformação. São possibilidades em campos dinâmicos e inovadores, nos quais as habilidades e tecnologias necessárias podem se alterar.”

As microcertificações disponíveis:

Jornalismo de Esportes e Esports

Oferece uma oportunidade para os estudantes mergulharem no mundo da cobertura de esportes e da transmissão esportiva em live streaming, para entender as estratégias narrativas utilizadas no jornalismo especializado em esportes, abrangendo tanto os tradicionais esportes físicos quanto os eletrônicos. Combinando teoria e prática, o curso explora os aspectos da produção de conteúdo esportivo em diferentes plataformas.

 

Jornalismo e Inteligência Artificial

Possibilita uma visão abrangente das diversas aplicações da inteligência artificial no jornalismo, combinando teoria e prática. É uma oportunidade para os estudantes se prepararem para os desafios trazidos pela Inteligência Artificial no jornalismo. A ética e os desafios legais associados ao uso da IA no jornalismo, incluindo questões de viés algorítmico e privacidade dos dados, dentre outros conteúdos, são abordados nas disciplinas.

 

Jornalismo e influenciadores digitais

A microcertificação tem o objetivo de oferecer aos estudantes a compreensão acerca das especificidades do trabalho do jornalista como influenciador digital.  Ao unir a tradição jornalística com as dinâmicas emergentes das mídias sociais, as disciplinas proporcionam uma visão abrangente sobre como os jornalistas influenciadores digitais podem moldar a narrativa contemporânea.

 

Jornalismo e cobertura do meio ambiente

Apresenta aos estudantes uma compreensão dos conceitos, questões e práticas relacionadas à cobertura jornalística sobre temas ambientais. Ao longo das disciplinas, os estudantes terão a oportunidade de explorar diversas questões, incluindo mudanças climáticas, conservação da biodiversidade, poluição, sustentabilidade, eventos extremos e seus impactos humanitários e seus desafios para o jornalismo.

 

Comunicação, mídia e organizações

Oferece uma compreensão dos princípios e práticas da comunicação dentro do contexto organizacional. Ao dominar as técnicas essenciais e as melhores práticas da área corporativa, os estudantes estarão preparados para impulsionar o sucesso de organizações e construir relacionamentos sólidos com seus stakeholders.

 

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

Fonte: Nova PRWilliam Lara
william.lara@novapr.com.br
(11) 94973-8477

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here