Nos dias 8 e 9 de janeiro de 2014, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Coordenação de Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica, ofereceu para toda a equipe de agentes de combate à endemias um curso intensivo de aperfeiçoamento e atualização das práticas e ações para o combate do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

O curso foi realizado no auditório do Centro de Saúde I, com aulas teóricas de conteúdo específico para o Bloqueio Contra Criadouros e para o Bloqueio de Nebulização. As aulas práticas foram realizadas simulações de bloqueios contra criadouros nas residências da Vila Perino e simulações de bloqueios de nebulização, utilizando água ao invés do inseticida apropriado, foram realizadas nas dependências do Parque Olavo Ferreira de Sá. A monitoração e tutoria do trabalho foi feita pela equipe especializada do Núcleo de Vetores de Ourinhos e a avaliação foi realizada pela equipe da Vigilância Epidemiológica e Chefe do Núcleo de Vetores. Esse curso de aperfeiçoamento capacita os novos agentes integrantes da equipe, reforçando e atualizando os conhecimentos de todos os agentes de combate a endemias.

Devido ao início do período de chuvas, a Vigilância Epidemiológica alerta a população sobre o aumento do risco de dengue, pois o mosquito transmissor da doença (Aedes Aegypti) se reproduz em água parada.
Embora o controle da dengue seja realizado incessantemente pelos agentes de combate à endemias, a contribuição da população é essencial para eliminação de criadouros e possíveis focos da doença,colabore,faça a sua parte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here