O segundo concerto da Orquestra de Câmara Santa Cruz na turnê “A Evolução da Música”, do Curto Circuito Musical II, acontece no dia 16 de abril, a partir das 20 horas, no Teatro Municipal “Padre Enzo Ticinelli”, em Assis (SP).

Os ingressos podem ser retirados antecipadamente na Secretaria Municipal de Cultura de Assis que está apoiando a realização do evento.

A apresentação é uma viagem sonora do século 16 ao século 20 através da música e teatro. A realização ocorre através da Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Assis.

Ao longo de todo o espetáculo, as músicas e as performances dos atores apresentam para a plateia o desenrolar da História da Música através dos tempos e os principais compositores de cada movimento cultural, religioso e até mesmo relacionado a política da época.

A Companhia Teatro das Oito é responsável pela parte cênica, que permeia todo o concerto, por meio dos atores Isabela Gonçalves e Matheus Vasconcelos.

A bailarina Lia Cristina de Souza Brenhe também é uma das participações especiais na canção ‘O Lago dos Cisnes’- (Tchaykovsky).

A cantora Beatriz Bernardez interpreta junto à Orquestra de cordas ‘Quem Sabe?”- (Carlos Gomes) e ‘O mio Babbino Caro’- (Puccini).

O concerto conta também com a intérprete de libras, Maria Eugênia dos Reis Carvalho Granzotto.

O Curto Circuito Musical II é realizado através de recursos originados da Lei Rouanet- Pronac (Programa Nacional de Apoio à Cultura). Cronograma completo da turnê ainda será definido. O primeiro concerto da Programação ocorreu na noite do dia 12 de março de 2022, na Câmara Municipal de Santa Cruz do Rio Pardo e foi um sucesso com grande público.

As empresas patrocinadoras através do repasse de percentual do Imposto de Renda são: Santa Massa, Solito, Paschoalotto, São João Alimentos, Ourimadeiras, Bafari e Supermercados Avenida.

TURNÊ “EVOLUÇÃO DA MÚSICA”

O concerto “A Evolução da Música” apresenta um passeio musical através da história ocidental. Iniciando com o Renascimento, período posterior à Idade Média, busca o renascer das artes e da visão do homem. É considerada uma fase antropocêntrica. Entre os compositores que serão apresentados do período: Praetorius e o grande Palestrina.

Em um segundo momento, o concerto passa a destacar o período Barroco, com o despontamento do teocentrismo. Nesta etapa há o surgimento de grande apelo sensorial e religioso. Nesse período surgem compositores como: Bach, Handel e Antônio Vivaldi.

Joseph Haydn, Mozart e Beethoven serão os representantes mais expressivos do período clássico, que passará a ser destaque do concerto. O momento se baseia no rompimento com os padrões do Barroco e o estabelecimento de novas regras para a composição musical.

Música e teatro passaram a tratar sobre o Romantismo, já no século XIX. O movimento se caracteriza pelo rompimento da rigidez das regras clássicas e pela manifestação da sensibilidade humana: muitos são os compositores que seguiram essa linha: Beethoven Schubert, Mendelsohnn, Schumann, Liszt e outros.

No pós-romantismo está o impressionismo. Entre os compositores impressionistas, Claude Debussy e Maurice Ravel. As óperas de Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e outros surgem com destacada importância no cenário musical. Ainda podemos incluir nesta lista os compositores que se inspiraram no romantismo de maneira tardia, como Tchaikowsky, Grieg. Dvorak, Gabriel Fauré e Gustav Mahler.

O concerto fecha com a música do modernismo do século XX: contestação ao mundo caótico produzido com a ajuda da tecnologia.

Nesse período teremos também a música erudita no Brasil com compositores como: Padre José Mauricio Nunes Garcia, Carlos Gomes, Heitor Villa Lobos e Alberto Nepomuceno.

Ainda no contemporâneo, o concerto trará canções com os ritmos de jazz e rock.

REPERTÓRIO

Para que o público sinta um gostinho do que virá na turnê “A Evolução da Música”, o repertório que unirá todos os períodos: ‘Spagnoleta’- ( Praetorius), ‘Dona Nobis Pace’- (Palestrina); Aria na quarta corda – (Bach); ‘Concerto para cordas’ – (Vivaldi); ‘Sinfonia da Surpresa’ – (Joseph Haydn); ‘Eine Kleine Nacht Music’ – (Mozart); ‘9ª Sinfonia’ – (Beethoven); ‘Ave Maria’- (Padré José Mauricio Nunes Garcia); ‘Quem Sabe?”- (Carlos Gomes); ‘O Lago dos Cisnes’- (Tchaykovsky); ‘O mio Babbino Caro’- (Puccini); ‘Second Waltz’- (Shostakovich); ‘Batuque’ – (Alberto Nepomuceno); ‘Prelúdio da Bacchiana 4’- (Heitor Villa Lobos) ; ‘Bolero’ – ( Ravel); ‘Trio in G’ – (Debussy), ‘Dança dos Cavaleiros’- (Prokofiev); Jazz com Blue e ‘Dancing Quen’- (Abba).

ORQUESTRA

A Orquestra de Câmara Santa Cruz existe há seis anos e tem como foco promover a cultura e inclusão. Os ensaios de violino, viola, violoncelo e contrabaixo são realizados respeitando todas as regras de segurança e prevenção previstas nos protocolos sanitários.

O primeiro Curto Circuito realizado entre os anos de 2018 e 2021 contou com a turnê ‘Cinema in Concert’ passando nas cidades de Santa Cruz do Rio Pardo, Assis, Cândido Mota, Piraju e Bauru. No ano de 2020, as apresentações foram realizadas de forma online, devido a pandemia.

A Associação Musical Santacruzense é a proponente dessa iniciativa, e está empenhada em difundir e democratizar o acesso à música instrumental por meio de apresentações a todos os públicos.

Fotos- crédito- Bruno Demarchi

Orquestra de Câmara Santa Cruz se apresenta em Assis, no dia 16 de abril

Concerto é uma viagem sonora entre os séculos 16 e 20

Companhia Teatro das Oito é responsável pela parte cênica do espetáculo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here