Está em funcionamento na Hidroceres, a máquina para produção da Ellepot, embalagem biodegradável para a muda. Desta forma a empresa consegue adiantar em 14 dias o prazo de entrega das mudas ao produtor, reduzindo de 35 para 21 dias.

A produção das embalagens acontece paralelamente à padronização do método de enxertia por inserção apical, quando há ligação de 100% dos vasos de seiva, resultado melhor, se comparado ao formato utilizado anteriormente de encostia, que liga aproximadamente 60%. Além disso, evita-se o enovelamento das raízes no fundo do vaso, isto porque na nova embalagem é realizada a poda aérea das raízes das mudas.

As melhorias são visíveis tanto para as mudas tradicionais com ou sem enxertia, como para o mudão – mudas que permanecem no viveiro até um estádio mais avançado, fazendo com que o produtor ganhe tempo, antecipando sua colheita e correndo menos riscos com as mudas, especialmente viroses.

“A principal vantagem, neste caso, é não termos o transplante da muda da bandeja para o vaso, evitando assim o estresse da planta por conta da mudança de embalagem”, explica a engenheira agrônoma, Natalia Leite.

A embalagem Ellepot é de rápida decomposição. O substrato é o mesmo que vinha sendo utilizado até então, Turfa de Sphagnum.

Com a padronização destas embalagens, a Hidroceres agiliza o prazo de entrega, melhora a rotina de trabalho e possibilita uma produção maior e mais sustentável ao cliente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here