A CTG Brasil iniciou nesta segunda-feira (15/10) o rebaixamento do reservatório da usina hidrelétrica Salto Grande. A ação, que tem como objetivo o controle das plantas aquáticas, se estende até o dia 26 de outubro. A redução de cerca de 2,5 metros no nível do reservatório está alinhada com órgãos como o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o Instituto Nacional do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Delegacia Fluvial do Ministério da Marinha.

O controle preventivo é realizado anualmente no período que antecede o brotamento de novas plantas e conta com a parceria da Prefeitura de Salto Grande. Para divulgar a ação e conscientizar moradores e rancheiros, a CTG Brasil realiza o trabalho de comunicação no município.

“A redução do nível da água expõe as plantas nas bordas do reservatório, possibilitando sua remoção pela prefeitura e a comunidade, em um mutirão de limpeza. A participação das pessoas é fundamental, pois é necessário levar o material retirado até locais onde a prefeitura fará a coleta no dia 22, uma vez que as plantas não devem ser devolvidas ao reservatório”, explica o diretor de Meio Ambiente, Saúde e Segurança da CTG Brasil, Aljan Machado.

Com o controle das plantas, a tendência é ampliar o fluxo de água nos braços do reservatório de Salto Grande, além de aumentar o oxigênio dissolvido nos períodos noturnos, favorecendo as populações de peixes. Fatores como calor, alta luminosidade e, principalmente, a existência de nutrientes, comuns nesse trecho do rio Paranapanema, favorecem o aumento excessivo de plantas aquáticas.

“A ação contribui para a exploração sustentável do turismo, melhorando a navegação, pesca esportiva e banhos, e também é importante para a captação de água para fins de abastecimento público, piscicultura e irrigação. Para a hidrelétrica, a redução das plantas aquáticas diminui as chances de perda momentânea de potência das turbinas, garantindo, assim, uma boa geração de energia”, complementa Machado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here