A menos de um mês para Páscoa, muitos já pensam no que irão preparar para o almoço desta data tão especial. Com a casa cheia, esta missão pode ser vista como um desafio. Mas, é possível escolher pratos deliciosos para a ocasião, com receitas simples ou fáceis de preparar com um bom planejamento de tempo e os ingredientes certos.

Pensando nisso, a Guacira Alimentos conta com mix de produtos ideais para preparação de pratos desta época. Como a sua linha de azeites (Guacira, Olíria e Priordei) bastante utilizada nas receitas com aves e peixes e ainda a linha de arrozes utilizadas nos risotos, não poderiam faltar às massas Granoro com macarrão, lasanha e conchiglioni.

Vamos a algumas dicas de culinária para a data. Presença constante na mesa do feriado, os pratos que levam bacalhau, cordeiro e as sobremesas com amêndoas são apostas tradicionais e que continuam fazendo sucesso. Quem deseja variar o cardápio, pode apostar em pratos crus, como o ceviche, ou em carnes como o frango e o porco.

Risotos e massas também têm seu espaço na mesa, sendo uma opção valiosa para agradar tanto os vegetarianos quanto quem come carne. O segredo é apostar em molhos com uma cara diferente, que dão um toque de novidade até ao mais comum dos tipos de macarrão.

Confira algumas ideias de receitas para o seu almoço ou jantar.

Bacalhau a Brás

Ingredientes:
300 g de bacalhau dessalgado (usei em lascas)
200 g de cebola finamente fatiada
400 g de batata em palitos bem finos
2 dentes de alho picados
Azeite de oliva Guacira
Salsinha picada
Louro
4 ovos
Óleo para fritar

Modo de fazer:
Cozinhe o bacalhau em uma panela com água por 10 minutos. Escorra e deixe esfriar um pouco, em seguida desfie e reserve.

Corte as batatas em finos palitos e frite em óleo, escorra e reserve.

Frango no forno com especiarias

Ingredientes:
6 coxas de frango
Sumo de 1 limão
1 c. chá de gengibre ralado
3 dentes de alho esmagados

1 c. chá flocos de malagueta
Sal
1 c. sopa de mel
1 c. sopa azeite Guacira
Coentros picados q.b.

Modo de preparo:
– Numa taça, misture o sumo de limão, o gengibre, o alho, o pimentão doce, os flocos de malagueta, sal e o mel. Reserve.
– Coloque as coxas de frango em uma vasilha, por cima deite a mistura reservada e deixe marinar durante pelo menos 30 minutos.
– Ligue o forno a 180º.
– Junte parte dos coentros picados à carne e leve ao forno durante cerca de 20 a 25 minutos.
– Polvilhe com mais coentros e sirva com salada ou arroz de açafrão.

Risoto de Gorgonzola

Ingredientes
1 xícara de arroz para risoto
1 litro de caldo de frango
1/2 cebola bem picada
2 colheres de sopa de manteiga sem sal
1/2 xícara de vinho branco seco
Pimenta do reino à gosto
1oo g de queijo gorgonzola picado
100 g de queijo parmesão ralado

Modo de preparo
Em uma panela média, acrescente 2 colheres de manteiga. Deixe derreter, sem queimar. Jogue a cebola picadinha e vá dourando, até que a cebola murche (ficando transparente). Adicione a xícara de arroz (sem lavar) e vá mexendo, até que ele comece a fritar um pouquinho.
Adicione ao arroz refogado a 1/2 xícara de vinho branco seco. Assim que evaporar, despeje 1 xícara do caldo de galinha, sempre mexendo o arroz. Ao perceber que o caldo está secando, adicione mais 1 xícara do caldo, repetindo o processo por pelo menos 25 minutos.
Passados os 25 minutos, confira se o arroz já está cozido (ele fica diferente do arroz comum). Adicione o queijo parmesão e o queijo gorgonzola e continue mexendo, por aproximadamente 5 minutos. Se quiser, vale adicionar 1 colher extra de manteiga, para dar um plus na cremosidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here