A Santa Casa de Misericórdia Ourinhos, foi forçada a enviar na tarde desta quinta-feira (8), um paciente com Covid-19 para a Santa Casa de Santa Cruz do Rio Pardo, por falta de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) credenciada pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

De acordo com o hospital, apenas 15 leitos de UTI estão credenciados para utilização da população em Ourinhos e todos estão ocupados. Outros 10 leitos aguardam o credenciamento, ou seja, estão prontos para uso, porém não há autorização do Ministério da Saúde para serem ocupados. Das 10 UTI’s novas, seis foram adquiridas pela Santa Casa de Ourinhos e quatro foram alugadas pelo município.

Ourinhos conta com Hospital de Campanha, que fica em Hotel, no centro da cidade, com 50 leitos disponiveis porém, diferente do que foi anunciado pelo prefeito Lucas Pocay (PSD), não conta com nenhuma UTI para atender os pacientes de Covid-19, apenas leitos de isolamento a um custo de R$544,00 por dia, por leito.

A transferência do paciente de Ourinhos para o hospital em Santa Cruz do Rio Pardo, deixou o prefeito santa-cruzense, Dr. Otacílio Assis (PSB), indignado.

Otacílio Assis destaca que Ourinhos recebeu mais de R$4,5 milhões dos governos Estadual e Federal e mesmo assim não consegue atender os próprios pacientes. O prefeito de Santa Cruz ainda afirma que a cidade está preparada apenas para atender a demanda da própria cidade e de Espirito Santo do Turvo e que vai procurar o governo do estado para resolver esta questão.

Procurado, até o momento o prefeito de Ourinhos não se manifestou sobre o caso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here