Um vídeo que se tornou viral nas redes sociais chama a atenção para um possível golpe no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para evitar possíveis fraudes em relação à cobrança do imposto, a Comissão de Trânsito da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), dá dicas sobre como distinguir a cobrança real da indevida.

Os especialistas recomendam que, em caso de dúvida, o contribuinte não deve fazer nenhum procedimento via correio, já que os documentos enviados desta forma são apenas avisos de vencimento. O ideal, nessa ocasião, é levar a placa do veículo e o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) em qualquer agência bancária.

A orientação da Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo é fazer a consulta das informações necessárias no portal oficial da entidade. O pagamento do imposto deve ser feito em agência bancária de preferência do contribuinte. Deve-se levar o número do Renavam e fazer o recolhimento no guichê de caixa, nos terminais de autoatendimento, através da internet, débito agendado ou outros meios que o banco oferecer.

Golpe Antigo
O suposto mesmo golpe do boleto foi aplicado durante a chegada das notificações de pagamento do IPVA no começo de 2016. Na ocasião, a Secretaria de Fazenda afirmou que o golpe pode ter sido um boato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here