A médica pediatra, coordenadora da UTI Neonatal da Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo, Kátia Isabel Bernardes Henares participou de 12 a 15 de março do 14º Congresso Paulista de Medicina, em São Paulo.

Entre os principais temas debatidos, a atenção ao crescimento, desenvolvimento e nutrição da criança, principalmente nos primeiros dois anos de vida.

O congresso foi promovido no Expo Center Norte, antes porém foi realizado um pré-congresso na Sociedade Paulista de Pediatria.

O foco foi o diagnóstico precoce de alteração do crescimento e desenvolvimento da criança e intervenção precoce.
Doutora Kátia participou de curso prático na cozinha experimental com médica pediatra nutróloga, nutricionista e uma chef de cozinha. “Lá aprendemos o modo certo de fazer alimentação dos bebês e crianças para preservar os nutrientes e criarmos crianças saudáveis”, evidencia a pediatra.

Também foi abordada a alergia alimentar, diagnóstico e conduta correta. “O adulto do futuro será a consequências desses primeiros mil dias de vida, daí a importância do pediatra acompanhando e orientando as mães nos dois primeiros anos, incluindo os nove meses de gestação”.

Professores da USP, Unifesp e Unesp ministraram as palestras do congresso principal.

Na pauta a nutrição materna adequada desde a gravidez até os primeiros dois anos, período importante de desenvolvimento cerebral das crianças.

“Uma falha aí, levara a enormes consequências futuras como déficit do desenvolvimento e cognitivo, dificuldades escolares, obesidade ,doenças futuras como diabetes, hipertensão, aumento do colesterol e triglicérides, a famosa síndrome metabólica que leva a maior risco de infarto e acidente vascular cerebral”, explica a médica.
Além disso, o conteúdo do congresso discorreu sobre o estímulo ao aleitamento materno exclusivo, e na falta deste, o uso de leites especiais balanceado com dose certa de gorduras, proteínas e vitaminas. “O leite de vaca in natura é proscrito, proibido no primeiro ano de vida, devido a composição inadequada para o desenvolvimento da criança, podendo levar a obesidade e doenças futuras”.

Fora isso, também foi realizada a orientação sobre a introdução dos alimentos apropriados no momento certo para cada idade e o preparo correto. “É importante ressaltar a proibição de doces e açúcar nos primeiros dois anos de vida, além do excesso de sal”, pontua.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here