Mesmo com grande pressão dos empresários, o comércio de Santa Cruz do Rio Pardo deve continuar sem atendimento na próxima semana.

Apesar da revogação do Decreto Municipal 70/2020, que restringia o funcionamento das lojas do município, a partir de agora, a cidade seguirá a determinação do governo estadual.

De acordo com o documento assinado pelo Governador João Dória, o prazo inicial para o término da quarentena está marcado para o dia 7 de abril.

Somente podem ficar abertos neste período, estabelecimentos com atendimento presencial que prestam serviços considerados essenciais. Os serviços de Segurança Pública, tanto estadual, quanto municipais, continuam funcionando normalmente. Os bancos e lotéricas também continuam abertos. As indústrias devem continuam operando, já que não têm atendimento ao público em geral.

Poderão continuar funcionando na quarentena:
Hospitais, clínicas, farmácias e clínicas odontológicas; Transporte público, táxis e aplicativos de transporte; Transportadoras e armazéns; Empresas de telemarketing; Petshops; Deliverys; Supermercados, mercados, açougues e padarias (Não poderão permitir o consumo no estabelecimento); Limpeza pública; Bancas de jornais; Bancos, lotéricas e correspondentes bancários; Postos de combustível.

Apesar da pressão dos comerciantes de várias regiões do Estado, com registro de várias carreata, em forma de protesto, João Dória afirmou em entrevista nesta semana que pode aumentar o prazo de quarentena, dependendo da evolução dos casos de COVID-19.

Comércio funcionará na região
O Prefeito de Marília, Daniel Alonso, anunciou durante uma videoconferência, nesta sexta-feira (27), que autorizou, através de decreto municipal, o funcionamento do comércio local a partir de quarta-feira (1º).

Em entrevista à TV TEM, o prefeito disse que o comércio voltará a funcionar de forma gradual.

“Ficou acordado que o comércio irá reabrir por conta da economia do município. Temos dois vírus a ser combatidos: o coronavírus e o da economia. Um gera doença e outro gera desemprego e falência de empresas. Por conta disso, precisamos retomar as atividades”, informou.

Ainda segundo ele, o comitê de combate que foi criado contra o coronavírus contou com a participação de representantes de todos os segmentos da sociedade e especialistas da área da saúde.

“Todos aqueles que estavam excluídos do grupo dos essenciais poderão retomar suas atividades, desde que cumpra a regra de estar atendendo até 50% da sua capacidade”, afirma o prefeito.

Em relação à determinação estadual, o prefeito afirmou que o governador do estado está ciente da decisão do município.

“Após a reunião, recebi a ligação do governador do estado. Ele me informou que já estava ciente das medidas tomadas aqui na cidade e afirmou que não haverá conflito com o estado sobre a decisão tomada”, afirma.

Em nota, o Governo de São Paulo informou que reforça a orientação pra que as prefeituras trabalhem em harmonia com as forças de segurança do estado e sigam à risca as determinações publicadas no decreto de quarentena, preservando a prestação de serviços essenciais à população.

O governo informa ainda que o decreto prevalece sobre qualquer iniciativa ou medida isolada, e ressaltou que é importante a uniformidade de ações para que toda a sociedade fique protegida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here