A Cia. Alvo, de São Paulo, que estará em Santa Cruz do Rio Pardo para apresentação da peça Feijão e Maria, em dezembro, também realizará uma oficina de teatro com as crianças e adolescentes do Educandário O Lar Criança. O trabalho acontece nos dias 16 e 17 de dezembro, a partir das 14h, no prédio da própria entidade. Já o espetáculo, gratuito, será no dia 18, às 17h, no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto.

A promoção da oficina vai de encontro ao objetivo da Cia. Alvo, desenvolvida para propor trabalhos que unem cultura, educação e viés social.

“Então sempre que há oportunidade nos envolvemos com projetos sociais, como é o caso do Lar, utilizando a arte e educação como meio de envolver os jovens em um processo de aprendizado artístico e transformação pessoal”, explica um dos membros da Cia, Fabiano Moreira.

Durante as aulas serão colocados alguns conceitos teatrais baseados nos livros, “ O que é teatro” de Fernando Peixoto e “ O Corpo Fala” de Pierre Weil, além de propostas com jogos teatrais.

A ideia é montar – com os participantes – uma cena que fará parte da abertura do espetáculo Feijão e Maria.

As oficinas são ótimas ferramentas para disseminar conhecimento, mas a Cia. Alvo também ajuda as instituições em outras frentes, como é o caso da Campanha Sonho Sobre Rodas. O grupo auxilia a arrecadação de fundos para comprar cinco cadeiras de rodas para crianças em vulnerabilidade social em São Paulo, (vide: http://www.ciaalvo.com.br/campanha-sonho-sobre-rodas/). fechando parcerias com equipamentos públicos de cultura, como foi o caso das apresentações nas Fábricas de Cultura, onde pode ser alcançado um público bem divertido e que tem pouco acesso ao teatro. “Estamos abertos a outras oportunidades que venham a surgir no caminho”.

Esta é uma realidade da Cia. Alvo, sempre investindo na arte como transformação social, apoiadas por empresas envolvidas no mesmo espírito solidário. “Sendo assim, buscamos empresas que também entendem este princípio e através dos projetos que propomos e com as leis de incentivo possam nos patrocinar e levar esta ideia para as suas cidades, como é o caso da SPECIAL DOG, HIDROCERES e a GUACIRA. Agradecimentos especiais para a Orteca que também está nos apoiando nesta conquista”, ressalta Moreira.

PEÇA
Produzido através do ProAC (Programa de Ação Cultural) e com texto e direção de Fernando Araujo, a montagem promete encantar centenas de crianças. No elenco, integrantes da Cia Alvo: Tânia Leite, Luana Chacon, Thais Casemiro e Letícia Teixeira – dividem o palco com os atores convidados: Simone Ancelmo, Vitor Bassoli, Alessandra Ribeiro e a artista circense: Simone Politi. A peça brinca com as famosas histórias clássicas de “João e Maria” e de “João e o Pé de Feijão”, formando a partir da essência dos contos, uma história atual que transmita valores sustentáveis, respeito às diferenças individuais sociais e raciais de cada pessoa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here