O movimento de vendas no varejo da capital paulista teve queda média de 14,1% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

Separadamente, houve recuos de 11,2% nas vendas a prazo e de 17% nas vendas à vista.

Segundo o presidente da ACSP e da Facesp, Alencar Burti, embora a retração seja elevada, os números já eram esperados. “A crise do comércio se aprofundou nos primeiros meses do ano em função da piora dos fatores macroeconômicos”, comenta Burti. “Os trabalhadores estão inseguros, o que os afasta do consumo”.

Para fins de comparação, no primeiro trimestre de 2015 o Balanço de Vendas da ACSP registrou queda média de 3,3% sobre igual período do ano anterior.

Comparações
Apenas em março, o movimento de vendas do varejo paulistano sofreu tombo médio de 14,5% sobre março de 2015 – os recuos foram de 11,3% e 17,7%, respectivamente, nas comercializações a prazo e à vista.

Já na comparação com fevereiro deste ano, março apresentou altas de 17,7% (a prazo) e 9,9% (à vista). Contudo, essas elevações são meramente sazonais. Além de ter tido dois dias úteis a menos que março, fevereiro é um mês tradicionalmente fraco para o comércio varejista em decorrência do Carnaval e da baixa atividade de consumo na cidade, com muitos consumidores de férias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here