A partir de junho, os integrantes do Projeto Orquestra de Câmara Santa Cruz terão um novo cronograma de atividades, que abrange além da produção de repertório, a teoria musical.

As crianças e adolescentes aprenderão fundamentos sobre História da Música Brasileira e música clássica como um todo. Além disso, a novidade fica por conta da aula de elementos de civilidade e boas maneiras. “Esta será mais uma forma de inclusão social. Durante aproximadamente 15 minutos, os alunos aprenderão boas maneiras sobre atos simples, mas que fazem a diferença, como o modo correto de se sentar e posicionamento adequado diante de determinada situação. São conceitos que se perderam e que nem mesmo a escola tem aplicado com os alunos”, explica o coordenador técnico e artístico, José Magalli Junqueira.

Contudo, o maestro ressalta que a prioridade segue na produção de repertório. Nesta semana, por exemplo, Magalli entregou aos professores uma relação com 30 novas músicas com arranjos preparados para a Orquestra.

Diante da rotina intensa de ensaios, são três semanais, e ampliação de repertório, a Orquestra deve aumentar o número de apresentações.

O objetivo é realizar mensalmente ensaios abertos em espaços públicos, como praças. “Desta forma os alunos se preparam para os concertos oficiais e a comunidade também interage com o projeto”, ressalta Magalli.

A Orquestra Santa Cruz é mantida por empresas que repassam percentual do seu ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aos projetos culturais, através da Lei de Incentivo, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural). Os ensaios acontecem as terças e quintas, das 16h às 20h e aos sábados, a partir das 9h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here