A AMV (Associação Infanto Juvenil Maria Vitória) mais uma vez foi reconhecida pelo trabalho prestado à comunidade.

Com o projeto Vida- Faça uma Criança Viver, viabilizado por meio das UTI Neonatal, em funcionamento desde 2007, a entidade foi contemplada através da médica pediatra e diretora clínica da Santa Casa de Misericórdia, Kátia Isabel Bernardes Henares, na última sexta-feira (6), com o prêmio Doutor Cidadão, organizado pela APM (Associação Paulista de Medicina).

O prêmio, criado há sete anos, é dividido nas categorias acadêmico e médico, a Associação concorreu na segunda modalidade e entre 26 trabalhos inscritos ficou no terceiro lugar.
Os dois primeiros colocados foram Instituto de Infectologia Emílio Ribas com trabalho sobre tratamento da AIDS. Já na segunda posição ficou Santa Casa de Misericórdia de São Paulo com trabalho voltado para crianças albinas.

Esta foi a primeira vez em que a Associação concorreu ao prêmio disputado por entidades importantes e com amplo trabalho na área da saúde. Seis jurados foram responsáveis pela avaliação dos projetos, inclusive, em outubro, a comissão veio até Santa Cruz verificar as ações da Associação. “Por isso me sinto muito feliz, de sermos o único trabalho do interior a receber este reconhecimento”, destaca a média, drª Kátia.

Por ter conquistado a terceira posição, a Associação receberá R$ 2 mil a serem investidos na compra de equipamentos para a UTI Neonatal. “A UTI é como a área de informática, em um ano os aparelhos já se tornam obsoletos, por isso da importância do recurso”.

HISTÓRIA
A Associação Maria Vitória iniciou o projeto em 2003, após a morte do bebê Maria Vitória, depois de 48 horas de vida, em decorrência da falta de medicação para manter o coração em funcionamento e ausência de vagas em UTIs Neonatais na região. Naquele ano outras crianças faleceram em decorrência da falta de estrutura.

Na época, a mãe da criança procurou Drª Kátia que encampou a ideia, a partir daí nascia o sonho da implantação da UTI Neonatal. O projeto contou com apoio de autoridades, empresários e comunidade em geral.

Em 2007, após reforma de espaço na Santa Casa, entrou em funcionamento a UTI Neonatal com cinco leitos. Ao longo destes anos já foram salvas mais de mil vidas. Ainda por meio da Associação Maria Vitória foi inaugurada na Santa Casa a UTI Adulto com seis leitos e Semi Intensiva.
“A UTI é um dos setores do hospital que melhor funcionam, a comissão pode constatar isto durante a visita. E tudo começou de um desejo que parecia impossível”, ressaltou.

Os telefones da Associação Maria Vitória são (14) 3373-1075 e (14) 3372-2488. A conta para doações é 23644-6 e Agência Banco do Brasil 0218-6 e CNPJ 13415300001/99.

Por: Cibele Martins

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here