Foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado do último sábado (23), a aprovação da segunda fase (2016/2017) do Projeto da Orquestra de Câmara Santa Cruz.

“É mais uma conquista para a cidade e para as crianças e jovens do território do CRAS São José”, disse o responsável técnico e artístico, professor José Magali Junqueira, após receber a notícia.

A Orquestra Santa Cruz conta com 30 integrantes que há dez meses iniciaram aulas de violino, viola clássica, violoncelo e contrabaixo. De lá para cá o grupo registra muitas conquistas e uma visível evolução.

Foram várias apresentações em escolas, igrejas, empresas e prédios públicos. “Com a aprovação solidificaremos ainda mais o projeto. As técnicas serão aperfeiçoadas e a intimidade com os instrumentos aumentará ainda mais, mas o importante e persistir o objetivo principal da transformação de vidas”, comenta o professor.

As aulas são realizadas as terças e quintas das 16h às 20h e aos sábados das 9h às 12h, prédio do CRAS São José.
O projeto foi possível por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria do Estado de Cultura, que possibilita o repasse de até 3% do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de empresas para iniciativas como a Orquestra.

Em Santa Cruz são apoiadoras do projeto, as empresas: Special Dog, Guacira Alimentos, Hidroceres, Solito, Santa Massa, Rede Graal e Escritório Orteca.

“Acredito que a aprovação por parte da Secretaria está relacionada ao grande empenho da equipe. A partir de agora nós e a equipe de captação de recursos iniciamos a providências para a execução da segunda fase”, salienta, professor Magali.

HISTÓRIA
O Projeto foi proposto à Secretaria de Estado da Cultura pela Associação Musical Santacruzense – AMUS, em 2014.
A Associação foi criada em 26 de abril de 2009 com o objetivo de buscar recursos para a manutenção da Orquestra e para outras iniciativas de caráter musical, organizando, protegendo, ajudando a captar recursos e criar caminhos para o crescimento cultural e musical no Município, expandindo esses benefícios para toda a região.

A atual diretoria da AMUS conta com os seguintes membros: presidente: Doralice Pelógia Tavares; vice-presidente: Luana Zilli; primeira secretária: Renata Bozzo Vieira; segunda secretária: Ieda Maria Rodrigues de Paula Pereira; primeiro tesoureiro: Célio Lourenço Gonçalves; segundo tesoureiro: Luiz Antonio Frazzi e diretor Artístico: Ubirani Ferraz Gonçalves

A execução do projeto foi possível também graças ao apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social que cedeu o local para a realização das aulas e realiza o trabalho sócio educativo com os alunos e seus familiares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here