Em pleno surto de gripe na cidade de São Paulo, o álcool em gel, usado para higienizar as mãos e uma das formas mais indicadas para evitar o vírus Influenza A (H1N1), está em falta nas farmácias, como mostrou o Bom Dia São Paulo da Rede Globo desta quinta-feira (7).

A reportagem esteve em lojas da Zona Norte e do centro da cidade. “Eu ía comprar para mim, mas quando vi não tinha mais”, disse a funcionária de uma farmácia a Rua Voluntários da Pátria. Em uma drogaria que fica na estação da Sé do Metrô, o panorama era o mesmo.

Nos três primeiros meses de 2016, 59 pessoas morreram por causa da gripe no estado de São Paulo. Nos 12 meses de 2015, 65 pessoas morreram.

Por causa do surto de gripe, o Tamiflu, principal remédio usado em casos graves de gripe, também está em falta.

Em uma das farmácias, um funcionário orientava a reportagem a procurar o remédio em postos de saúde. Em outra loja, o farmacêutico disse que o medicamento estava em falta nas outras 16 farmácias da rede.

A Roche Farma Brasil, empresa que fabrica Tamiflu, diz que o aumento na demanda não estava previsto para a época do ano e, por isso, o estoque esgotou rapidamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here