Marcada por um passado triste de discriminação e isolamento de pacientes, a hanseníase possui tratamento eficaz e pode ser curada.

O Janeiro Roxo é o mês de campanha de prevenção e tratamento à Hanseníase, o objetivo da campanha é alertar a sociedade civil sobre os sinais e sintomas da doença e mobilizar os profissionais de saúde quanto à busca ativa para diagnóstico precoce e prevenção de incapacidades.

A Hanseníase é uma doença crônica, transmissível, causada por uma bactéria, o Mycobacterium leprae. Na maioria dos casos, a doença acomete, fundamentalmente, pele e nervos periféricos. O surgimento de incapacidades físicas é um dos aspectos importantes da doença e os principais sinais e sintomas são: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas com alteração de sensibilidade, (térmica, dolorosa ou tátil) áreas da pele sem pelos e ressecadas que não pegam pó e não coçam, áreas com formigamento ou dormência etc.

A hanseníase é transmitida por meio de tosse ou espirro, pelo convívio prolongado com uma pessoa doente sem tratamento. Ou seja, não se pega a doença imediatamente ao ter contato com uma pessoa doente. Além disso, pessoas em tratamento não transmitem a doença.

O tratamento é realizado em Unidades de Saúde e ao iniciar o tratamento o paciente deixa de transmitir a doença para outras pessoas. O diagnóstico precoce e o tratamento regular, constitui um dos pilares para o controle da doença interrompendo assim a cadeia de transmissão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here