Vídeos de um carioca falando errado e gravando a reação do pai dele viralizaram na internet e estão fazendo sucesso. Além de engraçado, os vídeos ensinam a falar o português corretamente.

Nas imagens, o publicitário Matheus Costa provoca o pai, José, que não tem paciência com erros de português.

“Essa loja de açaí é muito cara. Se tivessem ‘abrido’… Vou ali no mercado ‘pra mim fazer’…”, diz Matheus em um dos vídeos.

Em outro vídeo, o pai demonstra preocupação ao ver o filho marcando uma entrevista de emprego, deixando escapar vários erros de português na hora de falar. Seu José diz que Matheus vai ser bloqueado pela entrevistadora.

Matheus tem uma veia cômica. No meio da pandemia, a namorada dele insistiu para ele baixar um aplicativo para postar vídeos na internet, até que ele teve uma ideia.

“Fiz o vídeo com meu pai, no dia a dia, teve muitas visualizações, pessoal querendo mais, querendo mais. Todo mundo conhece alguém que fica estressado com erro de português, então sabia que o pessoal ia gostar”, disse o publicitário.

Um dos vídeos teve 10,5 milhões de visualizações até agora. É justamente o que mostra um erro bem comum na hora de fazer um pedido no balcão da padaria, por exemplo, em que pede “duzentas” gramas de “mortandela”.

“Um dia ele vai ter que saber porque a repercussão está tão grande que uma hora ou outra ele vai saber”, disse o filho.

O que era para ser um momento de diversão, virou também aprendizado. Afinal, todo mundo já ficou em dúvida sobre uma ou outra palavra.

Seu José sempre foi o guardião da língua portuguesa na casa da família.

“Desde criança meu pai me corrige e ele é um cara muito culto. Ele ia para a escola comigo me ensinando as palavras, ele me fazia ler os outdoors das lojas, letreiros e sempre me instigou a melhorar a minha educação, ler bem. Então, sempre tive esse apoio em casa para ter uma escrita boa”, disse Matheus.

Além do português, seu José está atento aos passos do filho durante a pandemia. Mas continua de olho no português. Afinal, a relação com a língua pede intimidade e não distanciamento.

VEJA O VÍDEO CLICANDO AQUI
FONTE: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here