A Secretaria da Saúde de Santa Cruz do Rio Pardo informa a situação epidemiológica da Dengue no Município e reforça o alerta durante o Carnaval.

Se você vai viajar durante o carnaval, não esqueça de deixar sua casa protegida da proliferação do mosquito Aedes aegypti.  

O ciclo de reprodução do Aedes aegypti, do ovo à forma adulta, pode levar de 5 a 10 dias. Por isso, mesmo em uma viagem curta, é preciso estar atento. Um balde esquecido no quintal ou um pratinho de planta na varanda do apartamento, após uma chuva, podem facilmente se tornar um foco do mosquito e afetar toda a vizinhança. É possível eliminar o mosquito por meio de medidas simples, como substituir a água dos pratos dos vasos de planta por areia; deixar a caixa d´água tampada; cobrir os grandes reservatórios de água, como as piscinas, e remover do ambiente todo material que possa acumular água (garrafas pet, latas e pneus).

A população também deve ficar atenta aos destinos onde irão passar o carnaval, com a situação epidemiológica do local e adotar alguns cuidados, como uso de repelentes e de roupas claras. As áreas com muita vegetação, por exemplo, estão propícias a ter grande circulação de mosquitos.

Neste ano, 2020, até a presente data foram notificados 23 casos sendo :15 descartados, 3 casos positivos :01 no Jardim São João, 01 Vila Mathias e 01 na Chácara Peixe. Os 3 casos estiveram história de descolamento para outro município nos 15 dias que antecederam o início dos sintomas. Cinco casos estão em investigação nos bairros Jardim Eleodoro, Vila Nova Sideria, Santa Aureliana, Parque das Nações e Mandassaia.

As ações de controle do vetor estão sendo realizadas pelas equipes de controle de vetores e agentes comunitários de saúde nas áreas determinadas através de estudos epidemiológicos nos casos confirmados com larvicida. Acontecerá de 02 a 06 de março o Projeto Cidade Limpa, iniciativa da TV TEM, desenvolvido em parceria com Prefeitura Municipal tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos provocados pelo acúmulo de lixo, motivar a comunidade a participar de um grande mutirão de limpeza, gerando mais segurança e melhor qualidade de vida.

Sintomas da Dengue
Se você apresentar febre acompanhada de dor atrás dos olhos e na barriga, náuseas, coceira, dor de cabeça, manchas vermelhas na pele ou dores nas articulações, procure uma unidade de saúde. Você pode estar com dengue, chikungunya ou zika. Muitas doenças têm sintomas parecidos, então é importante ficar atento aos primeiros sinais e procurar rapidamente uma unidade de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here