A Sabesp e a Prefeitura de Botucatu assinam nesta quinta-feira (21) a autorização para o início das obras da Barragem de Acumulação de Água do Rio Pardo. A construção da barragem de acordo com a concessionária, vai garantir a segurança hídrica de Botucatu pelas próximas décadas. O evento de assinatura vai ocorrer às 15 horas no auditório da Pinacoteca Fórum das Artes, com a presença do governador do Estado em exercício Rodrigo Garcia; do diretor de Sistemas Regionais da Sabesp, Ricardo Borsari e do prefeito Mário Pardini.

De acordo com a Sabesp, atualmente, a captação de água é feita diretamente no curso do rio, deixando o município vulnerável na época de falta de chuvas. Com a nova barragem, se houver uma crise hídrica como a que ocorreu em 2014 – a mais severa da história do município -, Botucatu terá reserva durante um ano sem necessidade de medidas drásticas, como o racionamento de água.

Obra deverá interferir na captação de água em Santa Cruz do Rio Pardo e Ourinhos
Para a ONG Rio Pardo Vivo, a construção da barragem ocasionará o rebaixamento do leito do rio e dificultará a captação de água nas cidades próximas, principalmente Avaré e Pardinho. Santa Cruz do Rio Pardo e Ourinhos também poderão ser prejudicadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here