Cresce a expectativa para saber quem vai levantar a taça no dia 15 de julho

Nesta segunda-feira, começa a terceira e última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo da Rússia. Chegou a hora de conhecer as 16 seleções que vão seguir vivas em busca das vagas na grande final do dia 15 de julho.

Nos 8 grupos ainda existe briga. Alguns já têm a definição dos classificados para as oitavas, mas as disputas do 1º lugar seguem abertas. Em outras chaves, 3 ou 4 seleções ainda precisam do resultado na rodada decisiva para seguir na competição. O equilíbrio é tão grande até agora que o número de cartões amarelos pode servir como critério de desempate para definir a classificação.

Seis seleções já estão classificadas: Rússia, Uruguai, Croácia, França, Inglaterra e Bélgica. Outras oito já estão eliminadas, casos de Arábia Saudita, Egito, Marrocos, Peru, Costa Rica, Panamá, Tunísia e Polônia.

Grupo A – Segunda-feira, às 11h
Rússia e Uruguai dividem a liderança com 6 pontos cada e já estão nas oitavas. As seleções se enfrentam nesta segunda valendo a liderança da chave. Os anfitriões jogam pelo empate por ter o melhor saldo de gols. No outro jogo, Egito e Arábia Saudita só cumprem tabela.

Grupo B – Segunda-feira, às 15h
Espanha, Portugal e Irã dependem apenas das próprias forças para se classificar. Os espanhóis encaram o já eliminado Marrocos e podem empatar. Já Portugal e Irã fazem o confronto direto pela vaga, com os portugueses também jogando pelo empate. O Irã até consegue avançar com uma igualdade, mas precisaria torcer por um improvável triunfo do Marrocos por pelo menos 2 a 0 contra a Espanha.

Grupo C – Terça-feira, às 11h
A líder França já está classificada e pode empatar com a Dinamarca para assegurar a ponta. Os dinamarqueses, que avançam com um empate, precisam da vitória para chegar à liderança. No outro jogo, a Austrália precisa derrotar o eliminado Peru e tem que torcer por uma derrota dinamarquesa. Neste caso, a vaga seria decidida no saldo de gols. No momento a Dinamarca tem 1 e a Austrália -1.

Grupo D – Terça-feira, às 15h
Com 6 pontos, a Croácia é a única classificada. Nigéria, Islândia e Argentina ainda têm chances. A Nigéria é a única que depende das próprias forças. Basta vencer a Argentina. Um empate também classifica os nigerianos, desde que a Islândia não vença a Croácia por 3 gols de diferença. As situações mais complicadas são de Islândia e Argentina, que precisam vencer seus jogos e ainda fazer conta no saldo de gols.

Grupo E – Quarta-feira, às 15h
É a mesma situação do Grupo B, com Brasil, Suíça e Sérvia dependendo apenas das próprias forças. A Suíça tem a tarefa mais ‘fácil’, já que enfrenta a eliminada Costa Rica e pode até empatar. Brasil e Sérvia fazem o duelo direto pela outra vaga, com os brasileiros jogando pelo empate. Os sérvios só avançam com empate caso a Suíça perca para a Costa Rica por pelo menos dois gols de diferença.

Grupo F – Quarta-feira, às 11h
Todas as seleções têm chances de avançar. O cenário é tão equilibrado que as vagas podem até ser decididas nos cartões amarelos. A situação mais tranquila é a do líder México, que avança com um simples empate diante da Suécia. Já os suecos precisam vencer por pelo menos dois gols de diferença para não depender de outros resultados.

A Alemanha precisa vencer a Coreia por dois de vantagem para se classificar independentemente do outro jogo. O panorama mais improvável é da Coreia do Sul, que precisa derrotar os atuais campeões e torcem por um vencedor no duelo entre México e Suécia. Neste caso, os coreanos ainda precisam tirar a diferença no saldo.

Grupo G – Quinta-feira, às 15h
Deu a lógica com Inglaterra e Bélgica vencendo os primeiros jogos e garantindo a classificação antecipada. As seleções europeias se enfrentam na quinta-feira valendo a liderança do grupo. Em caso de empate, a decisão do primeiro colocado será no número de cartões amarelos, já que as seleções teriam o mesmo saldo e número de gols marcados. Panamá e Tunísia cumprem tabela.

Grupo H – Quinta-feira, às 11h
Japão, Senegal e Colômbia dependem das próprias forças para avançar. Os japoneses se classificam com um simples empate diante da já eliminada Polônia, que entrou na disputa como cabeça de chave. Já Senegal e Colômbia fazem o confronto direto pela vaga, com os africanos jogando pelo empate. Os colombianos só passam com empate se o Japão perder para a Polônia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here