O Diário Oficial da União de 02 de maio traz a publicação do Edital dos 700 MHz destinado ao 4G LTE (Evolução do 3G). É a consulta pública Nº 19 de 28 de abril de 2014. Expira em 03 de junho prazo para contribuições.

Essa publicação mostra a decisão no sentido da adoção em definitivo do 4 G no Brasil, após intensa discussão sobre possíveis interferências entre o serviço móvel de telefonia operando em 4G (faixa de 700 MHz). A discussão ainda não efetivamente terminou e está lançada a Proposta de edital.

De prático para o grande público é super importante a utilização da tecnologia 4G acelerando as conexões de internet, mas também é imprescindível que o serviço proposto não prejudique a televisão aberta.

Em vários países, inclusive o Japão, o processo de diminuição de interferências é acompanhado pela adoção de filtros de rejeição e outros artifícios complexos e de alto custo.

Aqui no Brasil de prático já se tem a televisão aberta sendo remanejada em sua canalização para abaixo do canal 51 UHF, uma vez que acima de 51 que é a faixa se inicia os 700 MHz, este seguimento será ocupado pelo 4G da Telefonia móvel.

Vamos aguardar as próximas etapas e a evolução das premissas e ajustes necessários para que o consumidor “usuário final” de ambos os serviços não seja prejudicado.

Preve-se a publicação em definitivo da Licitação 4G a partir de agosto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here