Curso online para profissionais da Educação Básica de todo o país terá foco nos temas consumo consciente, gestão de resíduos e economia circular

A educação para a sustentabilidade é fundamental para formar pessoas mais conscientes. Por isso, Prolata Reciclagem e Instituto Akatu se uniram para lançar um novo curso online voltado a educadores e educadoras. O objetivo da formação gratuita “Consumo Consciente e Economia Circular nas escolas” é capacitar profissionais da Educação Básica em todo o país, em especial do Ensino Fundamental, para a realização de atividades sobre temáticas socioambientais junto a estudantes, incentivando o desenvolvimento de projetos escolares sustentáveis.

O curso será lançado em um webinar ao vivo no dia 17/05, às 15h, data em que é celebrado o Dia Mundial da Reciclagem. O evento terá a participação de especialistas do Akatu, ONG pioneira na mobilização para o consumo consciente, e da Prolata Reciclagem, associação sem fins lucrativos formada pela cadeia de valor de fabricantes de embalagens de aço — que tem a Educação Ambiental como um de seus pilares.

O curso foi desenvolvido a partir de experiências do programa Edukatu, rede de aprendizagem sobre consumo consciente e sustentabilidade do Akatu que já capacitou mais de 19 mil educadores ao longo de uma década. A formação terá carga horária de 40 horas, com certificação digital, e inclui vídeos, textos, planos de aula e uma série de materiais de apoio para auxiliar a realização das atividades em sala de aula a partir de exemplos práticos.

“Capacitar os educadores e educadoras para trabalharem a educação para a sustentabilidade e para o consumo consciente em sala de aula tem o potencial de impactar positivamente não somente os estudantes, mas também seus familiares, criando uma rede de sustentabilidade que envolve toda a comunidade”, valoriza Gabriela D’Amaral, coordenadora de projetos de Educação do Akatu.

Tullio Grossi, coordenador do pilar de Educação Ambiental do Prolata Reciclagem, destaca que os professores estão diante do desafio de integrar a temática de consumo consciente às habilidades dos diferentes componentes curriculares. “Desta forma, buscaremos contribuir com conceitos fundamentais para a compreensão do tema e orientações práticas com estratégias diversificadas com vista à promoção de vivências em um movimento em direção à educação de qualidade para a construção de uma sociedade sustentável.”

As inscrições para o webinar de lançamento e para o curso “Consumo Consciente e Economia Circular nas Escolas” estão disponíveis em https://forms.gle/qiYzEw15WzQUHwtJ8.

Sobre a Prolata Reciclagem

Criada em 2012, a Prolata Reciclagem é uma associação sem fins lucrativos e uma iniciativa da Abeaço (Associação Brasileira de Embalagem de Aço), com coordenação e patrocínio da ABRAFATI (Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas), para o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei no 12.305/10, e demais políticas.

O Programa encontra-se ativo nas cinco regiões do Brasil e possui o objetivo de estimular a reciclagem de latas de aço no país, gerar estatísticas confiáveis a respeito, abrir um canal direto com os consumidores, fomentar centros de reciclagem e parcerias com cooperativas de catadores, assim como valorizar o preço da sucata de aço para embalagens. Além disso, também investe em plataformas de comunicação e na educação da sociedade sobre o tema.

Saiba mais sobre a Prolata acessando o site https://www.prolata.com.br/.

Mais informações para a imprensa:

Press à Porter Gestão de Imagem
(11) 3813-1344
Claudia Reis – claudia@pressaporter.com.br
Nídia Bomtempo – nidia@pressaporter.com.br
Letícia Zuim – leticia@pressaporter.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here