A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 10 de abril e, até agora, grávidas e crianças de até 6 anos de idade podem se vacinar.

Mas a partir da segunda-feira (22) outros grupos mais vulneráveis à gripe também vão poder tomar a vacina.

É o caso de idosos, trabalhadores da área da saúde, professores, povos indígenas, funcionários do sistema prisional e a população privada de liberdade.

O médico infectologista Renato Kfouri explica o porquê de a vacinação ser tão importante para essas pessoas.

“As centenas de mortes que nós temos todos os anos por gripe acontece na grande maioria das vezes, 70% dos casos, em pessoas pertencentes a esses grupos de risco”, esclareceu.

A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.No ano passado, só as grávidas e crianças ficaram abaixo dessa meta.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, lembra que a vacinação das crianças é essencial.

“Não deixem de perguntar se uma criança está recebendo a sua vacina em dia, às vezes não, e aquilo é um pequeno indicativo de que a criança está sendo vítima de negligência ou até maus tratos”, disse.

Só neste ano, até o dia 23 de março, o Brasil registrou 255 casos de gripe, com 55 mortes. O estado com a situação mais alarmante é o Amazonas: foram 118 casos e 33 mortes por gripe.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here