Foi prorrogada a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza em todo o estado de São Paulo até as 17h do dia 31 de Maio com a vacinação dos grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde: crianças de 6 mesas a 4 anos 11 meses e 29 dias , gestantes , puérperas ( mulheres que deram a luz há até 45 dias ) profissionais da saúde ( que trabalham nos hospitais e unidades de pronto atendimento públicos e privados e nas Unidades Básicas de Saúde e os outros profissionais de saúde que trabalham em outros locais como ambulatórios de especialidades, clínicas e consultórios: médicos, enfermeiros, biólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais) , pessoas com mais de 60 anos e portadoras de doenças crônicas . Até o presente momento não foi disponibilizado pela Secretaria do Estado da Saúde um novo lote de vacina para ampliar a vacinação para outras faixas etárias.

Segundo boletim emitido pela Secretaria Municipal de Saúde no final da manhã desta sexta-feira (20), até o momento das 10.149 pessoas que participam do grupo prioritário em Santa Cruz, 7489 pessoas foram vacinadas, totalizando 73,79%.

Cuidados
Além da vacinação, há formas simples de se prevenir contra a gripe e outras doenças respiratórias.

A Secretaria da Saúde recomenda que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão.

Deixar os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente.

Recomenda também que todas as pessoas que apresentarem febre, associada à tosse ou dor de garganta, devem ser encaminhadas (ou procurar) imediatamente para uma unidade básica de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here