O presidente americano Donald Trump fez na noite desta terça-feira (28) seu primeiro discurso em sessão conjunta aos legisladores do Senado e da Câmara de Representantes dos Estados Unidos. Durante sua fala, Trump defendeu pela primeira vez um sistema de imigração baseado em mérito, prometeu uma reforma fiscal e pediu união entre o Partido Democrata e o Republicano para avançar em legislações como a substituição do programa de saúde Obamacare.

O presidente começou seu discurso condenando as recentes ameaças a centros judaicos nos EUA. “As recentes ameaças aos centros da comunidade judaica e o vandalismo de cemitérios judeus, além do tiroteio em Kansas City na última semana, nos lembram que, ao mesmo tempo em que podemos ser uma nação dividida na política, somos um país que permanece unido na condenação ao ódio e ao mal em todas as suas formas”, declarou.

Trump disse que queria passar uma mensagem de unidade e força. No início de sua fala, fez um retrospecto das medidas tomadas por seu governo desde que tomou posse, no dia 20 de janeiro. Ao citar sua indicação para a Suprema Corte, o juiz Neil Gorsuch, pediu: “Peço ao Senado para que rapidamente aprove a nomeação”.

O presidente, falando em um terreno favorável, já que os republicanos controlam as duas Câmaras, também defendeu uma série de medidas que pretende impulsionar em seu governo. Como de costume, seu discurso teve foco no crescimento e protecionismo do país, com slogans como “os americanos em primeiro lugar” e “fazer a América grande de novo”. Desta vez, o presidente não adotou o tom pessimista como o que usou no discurso de posse em 20 de janeiro, quando descreveu um quadro sombrio dos Estados Unidos e se referiu a um “massacre americano”.

Reformas
Trump afirmou que está preparando “uma reforma tributária histórica”, que irá diminuir a taxa de imposto para as empresas e proporcionará um “alívio fiscal enorme” para a classe média.

Por: G1

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here