O governador Geraldo Alckmin participa da Inauguração do serviço da Rede Hebe Camargo de combate ao câncer no Hospital Geral de Guarulhos em São Paulo. Data: 02/03/2015. Local: Guarulhos/SP. Foto: Diogo Moreira/A2 FOTOGRAFIA

O Governo do Estado desenvolve a maior rede pública de luta contra o câncer do Brasil. Desde 2013, os paulistas podem realizar o tratamento em um conjunto de unidades de saúde que fornece assistência integral e de qualidade em relação à doença, com base nas diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer possui 76 unidades espalhadas por todo o território paulista. Vale destacar que o nome é uma homenagem à atriz e apresentadora Hebe Camargo, que lutou contra um câncer e faleceu por complicações do quadro, em 2014.

A porta de entrada para o tratamento na Rede Hebe Camargo é feita, muitas vezes, pelas unidades de saúde do município. Portanto, é necessário que os cidadãos adquiram sempre costumes de realizar o check-up médico.

Atendimento
O principal objetivo da iniciativa é aprimorar o modelo de atenção aos pacientes, de forma que possam realizar o tratamento em hospitais referenciados no Estado. A partir dela, os cidadãos passaram a ter atendimento mais organizado e acessível que reduzisse o tempo de espera entre o diagnóstico e o tratamento.

O aperfeiçoamento só foi possível graças à Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS), que passou a regular os casos oncológicos a partir de 2014. O sistema busca garantir assistência às necessidades imediatas do paciente por meio da equidade do acesso ao SUS.

O atendimento primário é feito em uma unidade de saúde da cidade. Caso os exames apresentem indício de câncer, os pacientes são encaminhados a uma instituição especializada por meio da CROSS. “Trata-se de uma regulação individual, um diagnóstico analisado por pessoa, região e gravidade”, ressalta a coordenadora da Rede Hebe Camargo, Sônia Alves. “Assim, conseguimos ter uma avaliação mais rápida e mais perto da casa do paciente”, completa.

Referência
É importante frisar que a Rede se transformou referência de associação e regionalização de atendimento, pois integra unidades sob gestão estadual e municipal. Atualmente, a iniciativa é responsável por realizar mais 5 milhões de atendimentos anuais.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann, por meio do sistema, 92% dos pacientes podem realizar o tratamento perto da família. “Oferecemos estrutura altamente qualificada para tratamento dos pacientes oncológicos e com atendimento humanizado”, explica.

O Estado apresenta diversos exemplos de experiências positivas na área, como em Jaú, no Hospital Amaral Carvalho, equipado para receber os principais tipos de câncer da região, além de ser a instituição que mais realiza transplante de medula óssea em toda a América Latina. Associada à Rede Hebe Camargo, a unidade atende mais de 70 mil pacientes em tratamento por ano.

“Por meio de uma equipe estruturada e com profissionais qualificados, conseguimos oferecer mensalmente 500 vagas à Rede. É importante que os municípios se preocupem com o diagnóstico precoce dos pacientes, pois, assim que chegam a uma instituição como a nossa, tenham maiores chances de cura”, avalia a diretora de desenvolvimento de saúde, Cristina Moro.

Ampliação
Iniciativas como a da unidade do município do interior paulista são fundamentais para colocar a Rede Hebe Camargo no topo do tratamento público de câncer no Brasil. Por meio das parcerias com a cidades, os chamados servições poderão ser ampliados, o que permite que casos sejam evitados após o diagnóstico precoce e o tratamento de qualidade.

“É importante que as pessoas saibam que o câncer, na maioria das vezes, pode ser evitado por meio de iniciativas de prevenção. Por isso, devemos ter hábitos saudáveis desde cedo”, enfatiza a chefe de oncologia clínica do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp), Maria Del Pilar Estevez Diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here