A partir da tarde desta sexta-feira (9) é esperado grande movimento de veículos saindo da capital paulista e cidades vizinhas por causa do feriado prolongado do Dia da Criança e de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Cerca de 2,5 milhões de veículos devem deixar a região metropolitana, segundo a Agência Reguladora de Transporte do Estado (Artesp).

Quem seguir para o litoral paulista, por meio do Sistema Anchieta/Imigrantes, vai enfrentar uma dificuldade a mais porque há um bloqueio na Rodovia Anchieta, altura do km 53, em Cubatão, no fim da descida da serra. Nesse ponto ocorreu um acidente envolvendo três carretas, no início da madrugada de hoje (9). Em razão disso, a Ecovias inverteu a mão de direção para a pista Norte, sentido São Paulo.

De acordo com a concessionária que administra o sistema, não há previsão, por enquanto, de liberação. Uma das carretas bateu em uma placa de sinalização e há suspeita de que possa ter sido abalada a estrutura de uma ponte. De manhã, estava prevista uma vistoria técnica para avaliar os danos. A Ecovias estima movimento entre 240 mil e 370 mil veículos.

Pela Rodovia Presidente Dutra, a concessionária NovaDutra prevê a passagem de 308 mil veículos entre a 0h de hoje (9) e a meia-noite de amanhã. Nessa via, haverá equipes em pontos estratégicos para atender aos usuários. Como nesta época existem muitos romeiros no acostamento, em peregrinação rumo ao Santuário Nacional, na cidade de Aparecida, a concessionária está alertando os motoristas para que tenham cuidado.

Em sistema de parceria com a administração do Santuário Nacional de Aparecida, a empresa estará distribuindo 50 mil folhetos. Aos romeiros serão entregues 10 mil folhetos e orientações das equipes SOS com o objetivo de prevenir acidentes. A previsão é de que cerca de 295 mil fiéis visitem Aparecida neste período.

Pelo Sistema Anhanguera/Bandeirantes, na ligação de São Paulo com o interior pelo lado de Campinas e Ribeirão Preto, a concessionária AutoBan calculou a possibilidade de que circulem nestes dias em torno de 700 mil veículos entre a chegada e a saída. Em razão da maior demanda, a concessionária vai implantar a Operação Caminhão, que se destina a direcionar o fluxo de caminhões para a Via Anhanguera, no trecho que vai do km 48 ao 23, entre Jundiaí e São Paulo. O acesso é pela saída 48 da Bandeirantes.

No Sistema Castello Branco-RaposoTavares, a concessionária ViaOeste espera receber 520 mil veículos, com o aumento no fluxo a partir das 15h desta sexta (9), devendo se estender até as 21h. Amanhã, o tráfego intenso deve se concentrar entre as 7h e as 14h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here