A Secretaria de Saúde confirmou na última semana que Santa Cruz do Rio Pardo já registra sete casos de dengue em 2019.

De acordo com a pasta, três casos são considerados importados, já que os pacientes contraíram a doença em outras cidades da região.

Os outros quatro casos de dengue são autóctone (quando a doença é contraída dentro do município) e foram registrados no Jardim União, Chácara Peixe, Vila Saul, Jardim Santana II e Centro. Outros 19 casos ainda aguardam o resultados pelo Instituo Adolfo Lutz.

As equipes de Agentes de Controles de Vetores e Agentes Comunitários de Saúde estão fazendo todo o trabalho de redução e controle de criadouro e nebulização num raio de 400 metros das residências dos casos confirmados.

A Secretaria informa que todos os munícipes que apresentarem os sintomas da Dengue devem procurar uma Unidade de Saúde. A Dengue tem início súbito e os sintomas podem durar de cinco a sete dias, apresentando sinais como febre alta (39° a 40°C), dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjoos, vômitos, entre outros.

Lembrando sempre que a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros em especial aos bairros com casos confirmados até o momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here