A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará entre os dias 03 e 07 de dezembro a 11º edição da campanha “Fique Sabendo 2018. Durante a campanha serão ofertados testes de HIV e Sífilis.

Os testes serão realizados no Centro de Saúde CSII Dr Jose Carqueijo, no horário das 8 às 12 e das 13 às 15 horas. Os interessados em realizar a testagem devem comparecer ao Centro de Saúde CSII com um documento de identificação com foto (CNH, RG).

A campanha estará disponível para toda a população sexualmente ativa ou que nunca realizou o teste anti-HIV na vida. O programa é realizado todos anos durante a primeira semana do mês de dezembro, pois no 1º de dezembro é comemorado o Dia Internacional de Luta Contra a Aids.

A campanha tem como objetivo ampliar o acesso ao diagnóstico e permitir o tratamento precoce da Sífilis e HIV. Com isso, poderá ser feito o acompanhamento de todos os casos positivos até que cheguem à unidade de referência para a realização de exames. Quanto mais cedo se diagnosticar, maior as chances de sobrevivida.

Além disso, a campanha terá acesso e buscará sensibilizar pessoas mais expostas ao HIV a fazerem o teste. A Sífilis também é alvo da campanha, uma vez que ampliará o acesso da população sexualmente ativa ao teste e ao tratamento desta Infecção Sexualmente Transmissível (IST) silenciosa.

A testagem rápida é segura e confiável. Os testes são distribuídos pelo Ministério da Saúde aos municípios. Não será necessário nenhum preparo para realização dos exames e o resultado pode ser verificado no mesmo dia da realização do teste.

Com apenas algumas gotas de sangue coletadas do dedo do paciente, pode-se obter resultados no mesmo dia. Os testes, demoram no máximo 15 minutos, são realizados em três etapas: primeiramente, é feito um pré-teste, onde e feito o aconselhamento e preenchida uma ficha de atendimento, em seguida o teste é realizado e por último é feita a entrega do resultado e aconselhamento.

Como saber se realiza ou não o teste? Se você tem uma vida sexualmente ativa ou se esteve em situação de risco, como relação sexual desprotegida (oral, vaginal, anal) sem camisinha, compartilhou agulhas ou seringas ou uso de materiais cortantes não esterilizados, se está grávida.

HIV NÃO É AIDS – A AIDS é a manifestação sintomática do Vírus da Imunodeficiência Adquirida (HIV) e, portanto, só aparece quando ele não é controlado. O que ocorre é uma queda no sistema imunológico, que fica vulnerável a doenças oportunistas, como pneumonia e tuberculose. Em outras palavras, AIDS é o estágio progredido das ações do vírus HIV na corrente sanguínea da pessoa, o que explica a necessidade do diagnóstico precoce.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here