A Secretaria Municipal da Saúde informou através de nota enviada a imprensa nesta sexta-feira (24) o primeiro óbito por Influenza A H1N1 no ano de 2016, o óbito confirmado pelo instituto Adolfo Lutz de Marilia, ocorreu no inicio de mês de maio. O caso é importado pois o paciente teve deslocamento antes de apresentar os primeiros sintomas .

Foram notificados no ano de 2016 15 casos suspeitos de Influenza A ( H1N1) , 8 casos descartados , 02 positivos ( sendo um óbito ) . Aguardamos ainda 04 resultados do Instituto Adolfo Lutz dentre eles 02 casos de óbitos ocorridos no mês de maio .

A Secretaria da Saúde alerta sobre formas simples de se prevenir contra a gripe e outras doenças respiratórias, recomenda que a população não compartilhe objetos de uso pessoal e mantenha as mãos sempre higienizadas, com a aplicação de álcool gel ou lavagem com água e sabão.

Deixar os ambientes arejados, com bom fluxo de ar, também evita a circulação do vírus. Ao espirrar, pessoas com sintomas da gripe devem proteger a boca com um lenço para diminuir os riscos de contaminação do ambiente.
Recomenda também que todas as pessoas que apresentarem febre, associada à tosse ou dor de garganta, devem ser encaminhadas (ou procurar) imediatamente para uma unidade básica de saúde.

Qualquer alteração no quadro epidemiológico do município em relação à influenza H1N1 será enviada nota oficial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here