Treze cidades integrantes da União dos Municípios da Média Sorocabana (UMMES) firmaram uma parceria com o Sebrae-SP para implantar o Projeto Cidade Empreendedora. O objetivo é fomentar o empreendedorismo regional para o desenvolvimento da atividade econômica de forma sustentável. A assinatura da parceria foi realizada nesta terça-feira, dia 23, na sede do Sebrae-SP, em São Paulo.

O projeto envolve uma série de ações voltada para empresários, futuros empresários, agentes públicos, crianças e adolescentes durante 2019 e 2020. A expectativa é capacitar 520 empreendedores e somar mais de 3,6 mil atendimentos.

As cidades que fazem parte da ação são: Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Ipaussu, Bernardino de Campos, Timburi, Chavantes, Óleo, Espírito Santo do Turvo, São Pedro Turvo, Salto Grande, Ribeirão do Sul, Ibirarema e Canitar. O grupo envolve cidades atendidas pelos escritórios regionais de Ourinhos e Marília. O evento contou com a presença do prefeito de Itaporanga, Douglas Benini, e do gerente do Escritório Regional Sudoeste Paulista, Luis Guilherme Sanches, que levará o projeto para a região.

De acordo com o gerente regional do Sebrae-SP Thiago Bueno Ferraz, o empreendedorismo atua como impulsionador da economia e do desenvolvimento social. “A parceria com a associação e os municípios vai incentivar e ajudar o cenário empreendedor por meio da formalização, gestão eficiente e aumento da competitividade e trará benefícios para toda a região”, destaca.

O presidente da UMMES, Sérgio Galvanin Guidio Filho, destaca os benefícios para a região com o trabalho alinhado de todos os municípios da associação e o Sebrae-SP por meio do projeto UMMES Desenvolve. “Toda a região só tem a ganhar com ações em benefício do desenvolvimento econômico envolvendo a agricultura familiar, turismo e o incentivo do empreendedorismo na sociedade”, afirma.

O gerente do Sebrae-SP explica que serão trabalhadas soluções para os dois setores vocacionais. No caso da agricultura, o objetivo é apoiar os municípios a utilizarem o recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) comprando dos pequenos produtores da região. Já em relação ao turismo, a proposta é atuar alinhado ao Projeto Angra Doce e capacitar os empresários. O Projeto Angra Doce reconhece o potencial turístico da região, banhada por um lago de 400 km², formado pelo reservatório da Usina Hidrelétrica de Chavantes, com águas limpas e belezas naturais.

Entre as ações planejadas está a implantação de uma trilha de desenvolvimento de novos negócios e Microempreendedores Individuais (MEIs), que será composta por um conjunto de oficinas e palestras sobre planejamento estratégico, marketing, finanças e inovação com o objetivo de proporcionar ferramentas e metodologias que possibilitam a melhoria da competitividade dos negócios locais.

No quesito cultura empreendedora, serão implantados os programas Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que envolve alunos do ensino fundamental e o Crescendo e Empreendendo voltado para alunos do ensino médio. O programa ainda inclui ações de políticas públicas, missões empresariais, encontro de negócios, além do atendimento no Posto do Sebrae Aqui e na unidade do Sebrae Móvel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here