O município de Santa Cruz do Rio Pardo estuda implantar o Detecta, sistema já utilizado em São Paulo que reúne o maior banco de dados da América Latina para orientar operações e solucionar diferentes tipos de delitos.

Na quarta-feira, 25, o prefeito municipal Otacílio Parras Assis esteve em São Paulo ao lado do Deputado Estadual Ricardo Madalena, do Promotor de Justiça Dênis Fábio Marsola, do Coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação Ronaldo de Oliveira e Silva, do Secretário Adjunto da Secretaria de Segurança Pública Sérgio Turra Sobrane e do Secretário Municipal de Administração Maurício Salemme Corrêa para conhecimento do projeto.

O Detecta reúne um grande banco de dados de informações que estão integradas ao sistema os bancos de dados das polícias civil e militar, do Registro Digital de Ocorrências (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da Polícia Militar (SIOPM-190), Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do Detran.

Os dados reúnem informações e fotos de criminosos procurados, cadastro de pessoas desaparecidas, dados sobre a situação de veículos, se estão com os documentos em ordem, de foram furtados, roubados ou clonados.

O próximo passo é a assinatura do convênio com o início dos estudos e levantamentos dos custos do projeto. “Em termos de segurança é um avanço muito grande, quando o veículo passa pela câmera, a viatura policial que está em até quatro quilômetros de distância é informada e pode interferir”, disse o prefeito.

Assim que implantado o sistema complementará a segurança do município com as câmeras de monitoramento que hoje funcionam em diversos pontos da região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here