Santa Casa de Santa Cruz registra 850 partos no ano

Home » Notícias, Regional » Santa Casa de Santa Cruz registra 850 partos no ano

01/02/2018 18:02 - Atualizado em 13/02/2018 18:02

Em 2017, foram registrados na maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Santa Cruz do Rio Pardo, 850 partos. O número é 14 % maior se comparado a 2016 quando foram 743 partos.

O mês com o maior registro de nascimentos foi maio com 85. E janeiro aparece com o menor número, foram 58 partos. A média diária é de três partos.

Do total, no ano passado, 629 foram cesarianas e 219 partos normais. Com isso, o percentual de partos normais representa apenas 25% do total. O preconizado pelo Ministério da Saúde é de 30%.

Em nível de Brasil, o cenário não é diferente, pois as cesáreas se tornaram, ao longo dos últimos anos, a principal via de nascimento do país, chegando a 55% dos partos realizados no país e em alarmantes 84,6% nos serviços privados de saúde. No sistema público, a taxa é de 40%.

Há dois anos, o Ministério da Saúde lançou um protocolo com diretrizes para o parto cesariana. O documento visa eliminar o mito de que a cesárea é mais segura e que o parto normal é sempre um procedimento de dor e sofrimento, além de auxiliar na busca das melhores práticas em saúde. Além disso, é obrigatória a cientificação da gestante, ou de seu responsável legal, dos potenciais riscos e eventos adversos relacionados ao procedimento cirúrgico ou uso de medicamentos para a operação cesariana.

No entanto, lei já existente garante à gestante a livre escolha do tipo de parto, tanto pelo SUS como em outros tipos de convênios e particulares.

“Tais ações são cumpridas na Santa Casa. Tentamos por meio de orientações no pré-natal passar as vantagens do parto normal, quando o mesmo tem condições para ser realizado, além disso, contamos com enfermeiras capacitadas para acompanhar o procedimento. mas a decisão final é da mãe”, pontua a enfermeira responsável, Patrícia Yoneda, que também destaca o Programa Rede Cegonha que desde o segundo semestre do ano passado colocou em práticas algumas condutas, como contato imediato da mãe com o bebê após o nascimento e permissão para que uma pessoa escolhida acompanhe todo o processo com a paciente.

BENEFÍCIOS DO PARTO NORMAL
Entre os benefícios do parto normal está a recuperação mais rápida, sendo assim a mulher consegue cuidar de si e do bebê com mais facilidade, poucas horas após o nascimento da criança. Não é necessária a ingestão de muitos medicamentos.

O parto normal também traz benefícios aos bebês. Para a criança significa vencer o primeiro obstáculo, além disso, durante a passagem pelo canal do parto, o bebê é massageado e serve como estímulo para melhoria na respiração, pois após a saída do corpo da mãe, a criança elimina o líquido amniótico dos pulmões.

Por: Cibele Martins



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top