Santa Casa de Santa Cruz intensifica exames de mamografia no mês de outubro

Home » Notícias, Regional » Santa Casa de Santa Cruz intensifica exames de mamografia no mês de outubro

30/09/2015 17:09 - Atualizado em 30/09/2015 17:09

Assim como em todo Brasil, Santa Cruz também adere ao Outubro Rosa. No próximo mês o setor de radiologia da Santa Casa de Misericórdia intensifica a realização de exames de mamografia.
Mulheres com idade acima de 50 anos devem procurar o setor munidas do cartão do SUS para agendamento de horário e realização do procedimento totalmente gratuito. Para divulgação da campanha os agentes de saúde visitarão as residências nos bairros e entregarão panfletos informativos, assim como faixas serão afixadas na cidade.

Segundo o responsável pelo setor de radiologia da Santa Casa, Lourival Pereira Heitor, os exames são realizados durante todo o ano, no entanto, neste mês o governo intensifica as ações de mídia em relação ao assunto para tentar conscientizar o público feminino sobre a importância da realização do exame preventivo para diagnóstico precoce do câncer de mama.

Estatísticas apontam que se diagnosticado em estágio inicial o câncer de mama tem 90% de chances de cura, ainda assim a doença é uma das principais causas de morte das mulheres.

Apesar de toda a informação disponível a meta de exames determinada para Santa Cruz não é cumprida. Por mês deveriam ser realizados 320 exames, no entanto, apenas 180 são registrados.

Caso a mamografia identifique qualquer tipo de alteração, a paciente é encaminhada para a realização de ultrassom e consulta com especialista.

As mulheres com idade inferior a 50 anos que sentirem algo diferente nas mamas, durante o auto-exame, como caroços, também devem procurar o posto de saúde ou agente de saúde para agendamento do exame.

Em relação ao tabu do incômodo ocasionado durante a mamografia, Lourival adverte o público feminino sobre a tecnologia do mamógrafo utilizado.

O setor de radiologia funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h. Aos sábados, domingos e feriados são realizados plantões.



whatsapp_jornalismo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top