A Rússia ordenou nesta segunda-feira (19) a retirada das tropas que realizavam manobras perto da fronteira com a Ucrânia e pediu a Kiev que retire “imediatamente” os militares da região leste pró-Moscou do país, anunciou o Kremlin.

“Vladimir Putin deu a ordem ao ministério da Defesa de devolver as tropas a suas guarnições […] após a conclusão dos exercícios”, afirma um comunicado do Kremlin, citado pelas agências russas.
Na Ucrânia, a “Rússia pede o fim imediato da operação de repressão e da violência, assim como a retirada das tropas”, completa a nota do Kremlin.

Moscou pediu também às autoridades ucranianas para “resolver os problemas mediante o diálogo pacífico”, se afirma em comunicado da presidência da Rússia.

O Kremlin ressaltou que o presidente Vladimir Putin “se congratula pelos primeiros contatos entre Kiev e os partidários da federalização (da Ucrânia) a fim de estabelecer um diálogo direto no qual devem participar todas as partes interessadas”.

A situação na Ucrânia foi abordada em reunião do Conselho de Segurança da Rússia presidida por Putin, que viaja nestas segunda em visita oficial à China.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here