O ministro da Agricultura da Rússia, Nikolai Fyodorov, afirmou nesta quinta-feira que o país compensará a proibição de importação de alimentos e produtos agrícolas da União Europeia (UE) e dos Estados Unidos com maior fornecimento de carne (bovina, suína e de frangos) do Brasil. Segundo o ministro, o país também discute a proibição de importação com Cazaquistão e Belarus.

A principal entidade agrícola do governo russo, Rosselkhoznadzor, informou que está em consulta com governos latino-americanos para suprir as importações de alimentos para o país. O Serviço Federal de Veterinária e Monitoramento Fitossanitário disse em nota que conversas com diplomatas do Equador, Brasil, Chile e Argentina serão mantidas durante esta quinta-feira. O governo russo sinalizou que as barreiras para produtores brasileiros com interesse em exportar para a Rússia foram aliviadas.

A Rússia anunciou nesta quinta-feira que vai proibir a importação de frutas, vegetais, carnes, peixes e laticínios dos EUA, UE, Austrália, Canadá e Noruega. A decisão acontece após um decreto assinado pelo presidente Vladimir Putin proibir ou limitar importações de alimentos de países que impuseram sanções à Rússia pelo apoio aos rebeldes no leste da Ucrânia e pela anexação da Crimeia. “Não há nada bom em sanções e não foi uma decisão fácil de tomar, mas tivemos de fazer isso”, disse o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev. A proibição será válida a partir de 7 de agosto e terá duração de um ano.

A Comissão Europeia, por sua vez, informou que se reserva o direito de tomar medidas em resposta à proibição da Rússia a alimentos e produtos agrícolas da UE.

(Com agência Reuters)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here