A produção industrial voltou a apresentar sinais de crescimento. De acordo com as informações apresentadas nesta quinta-feira (2) na Pesquisa Industrial Mensal, produzida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção teve um salto de 13,1% de maio para junho de 2018. O resultado é uma resposta a queda de 11% registrada em maio.

O aumento foi detalhado com crescimento nas quatro principais categorias industriais. Dos ramos da indústria, 22 dos 26 que compõe o estudo mostraram evolução nos resultados, com destaque para veículos automotores, reboques e carrocerias, que subiu 47,1% e produtos alimentícios 19,4%.

André Macedo é gerente da pesquisa. Ele afirma que o resultado de junho é a soma de uma recuperação por parte de maio com um crescimento do mês de fato. André ainda ressalta que a taxa de crescimento é a maior da série, que é medida desde 2002.

Apesar dos resultado positivos, o gerente relembra que alguns setores tiveram sim um resultado negativo.

“O setor de outros equipamentos de transporte é um segmento que acaba ficando na contra mão do comportamento da indústria nesses dois meses. Até porque, essa atividade acaba mostrando o segundo recuo consecutivo, tendo uma queda acumulada nesses últimos dois meses de 24% e o resultado de junho, essa queda mais importante, tem relação direta com algum tipo de antecipação de férias coletivas nas indústrias de produção de motocicletas.”

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o desempenho da atividade industrial também é positivo, com um aumento de 3,5%. Em todo o ano de 2018 o desempenho é de um crescimento de 2,3% e nos últimos 12 meses subiu 3,2%.

Reportagem, Raphael Costa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here