A tarifa cobrada na Praça de Pedágio pela concessionária Econorte, entre os municípios de Ourinhos / Jacarezinho e Ourinhos/Cambará vai ficar ainda mais cara. A partir de terça-feira (1) o valor do pedágio vai passar dos atuais R$ 14,80 para R$ 17,10 – um aumento de pouco mais de 15%.

A tarifa já considerada uma das mais caras do Brasil e vem trazendo prejuízos especialmente para o comércio de Ourinhos, já que muitos consumidores do Paraná deixaram de vir para cidade para comprar devido o preço abusivo cobrado no pedágio.

Recentemente muito alarde foi feito na imprensa com a especulação de que a Praça de pedágio de Jacarezinho poderia ser retirada, ou mesmo que a tarifa baixaria, mas na pratica o que se está é mais um grande aumento no preço.

O reajuste contratual previsto varia entre 6,69% e 7,05%, porém, a Agência Reguladora do Paraná (Agepar) autorizou as concessionárias a cobrarem também pelas obras não previstas em contrato, o que faz com que o reajuste anual médio fique em 10,28%, sendo o aumento na tarifa da Praça de Jacarezinho a maior no Paraná.

Apesar do pedágio de Jacarezinho ter tido a maior majoração no preço da tarifa, no trecho não houve nenhuma obra realizada.

O reajuste é calculado a partir de uma fórmula própria, que leva em consideração as variações de preços de produtos e serviços do setor de obras rodoviárias. Em 2015, o porcentual ficou acima do aplicado no ano passado, que foi de 4,88%, mas ficou abaixo da inflação acumulada no período, que está em 9,93%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here